Hoje vamos falar sobre destinos de inverno no Brasil e no Exterior. Dependendo da época do ano que você quer tirar férias É indicado um destino diferente. Se você prentende ir a um destino de inverno, mas suas férias são entre Junho, Julho e Agosto. Recomendo viajar pelo Sul e sudeste Brasileiro ou se for para o exterior, Argentina ou Chile, caso a intenção seja ver neve.

Destinos de inverno no Brasil

Rio Grande do Sul - Destinos de inverno

Serras Gaúchas - Gramado, Canela, Nova Petrópolis Bento Gonçalves e Caxias do Sul

Gramado é o sonho de vários brasileiros e o destino de frio mais famoso do brasil. Tem ínúmeros pontos turisticos como parques, teleféricos, a snowland, o complexo da Dreamland, bares de gelo, café colonial, founde, comida alemã,  gastronomia fantástica, museu de chocolate e tudo o que você consegue imaginar. As casas tem arquitetura alemã e quando você vai para lá chega a ser difícil de acreditar que você está no Brasil.

No Natal luz então que tem na época de Natal a cidade fica parecendo a cidade do papai Noel e o show de luzes na igreja de Canela lembra um pouco o encerramento do Magic Kingdom com as projeções no castelo

Mas é um destino caro. Um dos mais caros do Brasil. Em alta temporada os hoteis são lindíssimos então ao se planejar pra viajar para lá, se quiser ir de forma econômica é sempre bom se programar com antecedencia e economizar onde dá.

Canela, é um destino de inverno Brasileiro que vizinho de um dos destinos de inverno mais famosos do Brasil. Gramado.

É uma opção bem mais em conta que a cidade de gramado, fica do lado de gramado, é tão linda quanto e tem vários pontos turísticos que vale a pena conhecer.

Caso você não encontre opção barata nem em Gramado e nem em Canela ainda pode se hospedar em Nova Petropolis que fica a 40 minutos de carro  de Gramado, também tem alguns pontos turisticos

Tanto Nova Petrópolis quanto Gramado e Canela possuem um estilo arquitetônico que lembra muito as cidades no interior da Alemanha. , um clima frio

Em Nova Petrópolis está o labirinto verde, um labirinto feito de plantas que rende excelentes fotos, além da diversão turística, além de uma feira de malhas em todo mês de maio.

Canela também é uma opção mais barata e mais próxima que Nova Petrópolis para quem quer conhecer Gramado.

Outro lugar que precisa estar no roteiro de quem quer conhecer as Serras Gaúchas é Bento Gonçalves.

Bento Gonçalves fica a 2h de Gramado podendo combinar os destinos na mesma viagem. Bento Gonçalves Além de ser uma cidade super charmosa fica no Vale dos Vinhedos e lá é o lugar dos sonhos para os amantes de vinho.

A região tem cerca de 100 vinícolas entre pequenas e grandes, mas claro, o mais difícil é escolher em qual fazer degustação. Quando fiz minha Roadtrip pelo sul do Brasil passei o final de semana apenas e fiz 3 vinícolas. Casa Valduga, Aurora e Miolo que vale demais estar no seu roteiro.

Vinícola Miolo - Bento Gonçalves
Vinícola Miolo - Bento Gonçalves
Fontana di Bacco - Vinicola Aurora
Fontana di Bacco - Vinicola Aurora

O Benevento Chocolate e Café é um café gourmet que fica no caminho das Pedras em Bento Gonçalves. Eles encomendam cacau da amazonia e fazem o próprio chocolate orgânico. Eles tem vários produtos diferentes como suco de cacau, risotos servido com nibes (amêndoa) de cacau, pão de cacau, entre outros. Não é barato, mas é muito gostoso.

No final da tarde o Benevento Chocolate e Café ascende as luzes e se torna uma atmosfera super agradável e gostosa.
No final da tarde o Benevento Chocolate e Café ascende as luzes e se torna uma atmosfera super agradável e gostosa.
O Sanduíche Benevento é único. O Pão é de cacau e super macio; os ingredientes são super diferentes. A presença do figo neutraliza o amargo da rúcula de uma maneira que eu nunca tinha visto. Eu não gosto de rúcula mas achei o sanduiche simplesmente delicioso e totalmente diferente de tudo que eu já comi.
O Sanduíche Benevento é único. O Pão é de cacau e super macio; os ingredientes são super diferentes. A presença do figo neutraliza o amargo da rúcula de uma maneira que eu nunca tinha visto. Eu não gosto de rúcula mas achei o sanduiche simplesmente delicioso e totalmente diferente de tudo que eu já comi.

Você pode dividir sua viagem Entre gramado que tem inúmeras coisas pra fazer, merece pelo menos 1 semana inteira. Nova Petrópolis dá pra colocar um dia na cidade.

Caxias do Sul também é uma cidade próxima de Bento Gonçalves, também tem vinícolas e outros passeios.

Canyons Gaúchos

Os Canyons gaúchos vale a pena conhecer, nem que seja um dia de bate volta de gramado ou de Bento Gonçalves, ou você pode se hospedar em Cambará do Sul e conhecer a região dos Cânions com mais calma.

A região tem 2 parques Nacionais o Parque Nacional Aparados da Serra e o Parque Nacional da Serra Geral. O Parque Nacional Aparados da Serra possui o Canion Itambézinho várias trilhas, cachoeiras, etc.

O Canyon mais famoso do Parque Nacional da Serra Geral é o Canyon Fortaleza que tem uma vista espetacular.

Veja mais detalhes sobre esses passeios aqui.

Canions Fortaleza - Cambará do sul
Canions Fortaleza - Cambará do sul
Canion Itambezinho no Parque Nacional Aparados da Serra
Canion Itambezinho no Parque Nacional Aparados da Serra

Se você é louco por história, com certeza vai amar São Miguel das Missões, e conhecer as ruinas dos 7 povos das Missões Jesuiticas.

São Miguel das Missões é uma cidade que cresceu em volta de uma Ruína Jesuítica e onde teve a Guerra Guaranítica, onde mais de 2000 indios lutando contra Portugueses, Espanhóis para defender seu lar quando a Espanha entregou aquela área para Portugal ao assinar o tratado de Madri, em troca de Colônia do Sacramento que era de Portugal até então.

A cidade fica muito ao Sul e por isso é bem fria. Quando eu fui fiquei em um hotel chamado Tenondé que é um hotel lindíssimo.

Veja mais detalhes no post que eu escrevi sobre São Miguel das Missões.

Ruínas em São Miguel das Missões

Santa Catarina - Destinos de inverno

Urubici fica a 3h de Florianópolis e no meio da Serra Catarinense. É um dos lugares mais frios do Brasil.

É aquele destino de quem quer ir para o meio da natureza, ver cânions, fazer trilha, ver pinturas rupestres, e curtir o friozinho e ainda pode passar na Serra do Rio do Rastro que tem um mirante que é um verdadeiro espetáculo.

Veja o que o post do blog Entre Mochilas e Malinhas falando sobre o que fazer em Ubirici na Serra Catarinense

O Mirante da Serra do Rio do Rastro tem uma vista de cair o queixo.
O Mirante da Serra do Rio do Rastro tem uma vista de cair o queixo.

Ainda nas Serras Catarinenes tem o Canyon do Funil.

A Cintia do blog Viaje24h escreveu sobre como é acampar no Canyon do Funil no inverno no post: Cânions catarinenses no inverno: Como é acampar no Cânion do Funil

Pomerode

Pomerode se considera a cidade mais alemã do Brasil. No meio do vale Europeu essa cidade esbanja charme.

Esse destino fofo, lindo gracioso faz você se sentir na Europa. Na Páscoa eles tem o maior Ovo de páscoa do mundo.

Você pode fazer passeio de carruagem de mola, pode fazer a rota dos museus, 

Se você tiver filhos, não deixe de pode conhecer o Parque Vila Encantada onde você se sente em um conto de fadas. Ao lado do Zoológico de Pomerode é um conjunto de 20 atraçoes dividas em 5.000 m2 de espaço. Museus com fósseis reais, vilas dos piratas entre outros, além da Vila do Café.

Eu na Osterfest em Pomerode em março de 2020
A cidade tem estilo Alemão. É linda!

Tem a fábrica de Porcelana Schmidth, o Museu Pomerano, a casa do imigrante, a casa do escultor, museu do marceneiro.

Você tem diversos restaurantes e lugares para comer. Fomos no Bierwei onde comemos um maravilhoso Eisbein, prato típico alemão que serve 2 pessoas. Mas lá é mais famoso pela Pizza. Preciso voltar para ir lá a noite e comer pizza.

Brusque

Brusque é uma cidade no Vale Europeu muito conhecida pela FIP, a Feira de Moda, que tem o ano todo, e vem lojistas do Brasil inteiro para comprar roupa para revender.

E no inverno nada melhor do que comprar agasalhos mais baratos, não é? Brusque também tem um parque Zoobotânico e a sede da Havan.

Paraná - Destinos de inverno

Curitiba

Curitiba é uma capital maravilhosa, ecológica e também é uma das cidades mais frias do Brasil. E com certeza a capital mais fria. Embora seja uma cidade que você pode ir a qualquer época do ano eu considero Curitiba um excelente destino de inverno.

O Cartão postal de Curitiba é o Jardim Botânico de Curitiba

Jardim Botânico de Curitiba - Viajando com a CIntia
Jardim Botânico de Curitiba - Viajando com a CIntia

Tem vários passeios gratuitos, parques e bosques, como o Bosque do Alemão, um bosque com temática de João e Maria, uma homenagem aos irmãos Grimm e todos os outros escritores alemães.

Você também pode ir no Museu Egípcio de Curitiba, um museu da AMORC (Ordem Rosa Cruz) e lá eles tem uma Múmia de verdade em exposição permanente. Vale a pena conhecer. O complexo do Museu é gigantesco e se for conhecer tudo, reserve um dia só pra ele.

A Alameda das Esfinges que fica no Bosque Rosa cruz é encantador.
A Alameda das Esfinges que fica no Bosque Rosa cruz é encantador.

Você também pode conhecer a Vinícola Durigan ,  onde você pode fazer degustação gratuitamente. Além de comprar queijos, frios, pães , bolachas e várias outras coisas super gostosas. Lá tem vinhos suaves e secos.

Se você é fã da Série Friends vai adorar conhecer a Chelsea Burguer & Shake, uma lanchonete temática super instagramavel e gostosa.

Decoração com temática do seriado Friends

O Blog flor na cabeça fez uma lista de O que fazer em Curitiba: 13 dicas de passeios para o frio”

Ponta Grossa e Carambeí

Ponta Grossa é uma cidade que fica a 1h de Curitiba e é um outro destino de inverno que também pode ser curtido em qualquer época do ano.

Ponta Grossa tem o Parque Estadual Vila Velha, com formações rochosas com 300 milhões de anos. O Parque é lindo e tem muitas cachoeiras.

Outro passeio maravilhoso que me surpreendeu na região de Ponta Grossa foi O Parque histórico de Carambeí que fica na cidade de Carambeí.

A Cidade de Carambeí é uma colônia holandesa e cidade onde se original a cooperativa da Batavo. No Parque histórico tem uma réplica da vila de Carambeí de 1920 em tamanho real, e você se sente viajando no tempo ou na própria Europa. No Parque ainda tem uma mini cidade que é uma replica de uma vila holandesa, canais e moinho, assim como também tem um museu de tratores super interessante, e uma parte onde conta a história da cidade.

Parque Histórico de Carambeí

Ainda em Carambeí tem uma doceria famosa, com selo de melhores restaurantes do trip advisor chamada Frederika’s, especializada em Tortas holandesas que não dá pra deixar de ir se você se planeja passar em Carambeí. Dá uma olhada no post que eu escrevi sobre como foi comer no Frederikas, preços, etc.

Região Sudeste - Destinos de inverno

Estado de São Paulo

O Estado de São Paulo também tem alguns destinos de Frio famosos como Campos do Jordão, Santo Antonio do Pinhal, São Bento de Sapucai e a própria cidade de São Paulo que tem milhões de coisas para se fazer a qualquer época do ano, mas no frio especificamente tem muita coisa pra fazer indoor, lugares pra se comer um founde. museus, exposições, restaurantes, shoppings

Campos do Jordão

Campos do Jordão é a Rainha dos destinos de inverno paulista. Com sua arquitetura alemã, seus bares, baladas, lojas, passeios, seu ar charmoso, romântico, divertido, com uma tremenda infra estrutura, Campos do Jordão é uma cidade completa. Essa cidade se torna o destino de inverno mais próximo para quem mora na Capital do Estado.

É um destino BEM turístico e se não tomar cuidado pode gastar mais do que planejava. Tem restaurantes bem caros por lá, mas é possível fazer uma viagem econômica se for planejada. Se você entrar em qualquer restaurante e ir pedindo sem olhar o menu pode ter uma surpresa.

Em julho tem o festival de inverno de Campos do Jordão, onde tem shows e apresentações de música clássica, e algumas são gratuitas.

Você pode visitar a cervejaria Baden Baden, conhecer o Parque Amantikir, o Museu Felicia Lerner, conhecer o Horto Florestal de Campos do Jordão, tirar fotos do alto do Pico da Itapeva, andar de teleférico, passear de quadriciclo e muito mais.

A Van do blog Enquanto elas Crescem ficou hospedada em um Airbnb que é uma opção mais em conta para quem vai com a família para Campos do Jordão no post “AirbNB em Campos do Jordão, nossa Experiência”

Santo Antonio do Pinhal

Santo Antonio do Pinhal é uma cidade vizinha de Campos do Jordão, tranquila e com preços muito mais em conta que a famosa vizinha. Pessoalmente acho que vale mais a pena se hospedar em Santo Antônio do Pinhal e pegar o carro e fazer os passeios de Campos do Jordão. 

É uma cidade para quem curte tranquilidade, bons preços, um friozinho no alto da Serra. É uma cidade que faz parte da lista de destinos de inverno que vale a pena conhecer

Holambra

Holambra é uma colônia holandesa no interior de São Paulo, famosa pelo festival de flores, a Expoflora, a maior exposição de flores da América Latina. que acontece normalmente no mês de agosto. Mesmo sem ser na época da Exposição ainda é possível visitar as fazendas de flores, comer nos restaurantes. No natal também tem a Noeland.

É uma cidade brasileira bem européia e com certeza vale a pena conhecer.

Foto de Enioprado

Minas Gerais - Destinos de inverno

Diamantina fica a 300km de Belo Horizonte e é o início da Estrada Real, mas mesmo assim essa cidade histórica ficou esquecida por uns anos.

Diamantina ganhou esse nome por causa da extração de diamantes, mas ela é muito mais do que isso. A Cidade é um museu a céu aberta com mansões e igrejas centenárias, casas muito antigas, ruas de pedra. Conhecer Diamantina é como viajar no tempo.

Em 1999 Diamantina recebeu o título de Patrimônio Histórico da Unesco e o Turismo aumentou bastante.

Durante o inverno tem um evento chamado “a Vesperata”, onde dezenas de músicos tocam músicas clássicas e eruditas regido por um maestro.

Ouro Preto

Ouro Preto é uma das cidades históricas mais famosas do triângulo mineiro. Cheia de charme, ladeiras, casarões coloniais, igrejas maravilhosas feitas em ouro, em estilo barroco, estátuas feitas por Aleijadinho, muita história, infra estrutura, boas pousadas e hotéis bons restaurantes, queijo, pão de queijo, doce de leite,  unidas ao encanto e a simpatia do povo mineiro.

Tiradentes

Tiradentes é outra cidade histórica famosa pois lá morou e morreu Joaquim José da Silva Xavier, Tiradentes, o dentista, comerciante, minerador, militar líder da inconfidência mineira, o movimento revolucionário que planejava separar o Brasil de Portugal e transformar o Brasil em república.

O Movimento foi descoberto, Joaquim José da Silva Xavier, foi descoberto, julgado e enforcado em praça pública no dia 21 de abril de 1792.

Em 1889 quando o Brasil se tornou república, quase 100 anos após sua morte, Tiradentes se tornou um Mártir, simbolo da república brasileira. A Cidade antes chamada de Vila de São José do Rio das Mortes, passou a se chamar Tiradentes, e o aniversário da sua morte virou feriado Nacional e seu nome foi escrito no livro dos heróis da Pátria.

A Cidade tem uma gastronomia maravilhosa, é extremamente rica em história, também tem casas colôniais igrejas centenárias, muita natureza, comida e tranquilidade para descansar, curtir a natureza a comida e a história. Lá perto também está a cidade de São João Del Rei, outra cidade fofa, e o passeio de Maria Fumaça que vai de Tiradentes a São João Del Rei, não pode estar fora do roteiro se você prentende viajar pela região.

Monte Verde

Monte Verde é uma pequena Vila muito parecida com a Campos do Jordão de uns 30 anos atrás. Arquitetura Europeia, no alto da Serra, essa pequena Vila na divisa de São Paulo e Minas Gerais é o lugar perfeito para se esconder, comer um founde, um chocolate quente ao pé da Serra ou um Delicioso Salmão ao molho de maracujá.

É uma opção mais em conta , adorável e tenho certeza que você vai amar as lojas de queijos, doces caseiros, ou agasalhos naquele centrinho delicioso.

A Elizabeth Werneck do Blog Elizabeth Werneck dá algumas dicas de hospedagem no post “Onde ficar em Monte Verde: Conheça esse destino de inverno em Minas Gerais.”

Estado do Rio de Janeiro - Destinos de inverno

Petrópolis

Conhecida como cidade imperial, Petrópolis é uma cidade histórica linda, com o Museu Imperial, onde ficavam a casa de campo do imperador D. Pedro II.

Para quem curte cultura  tem o Centro cultural Raul de Leoni.

Você também pode visitar o museu-casa de Carlos Drummond de Andrade.

Outro passeio legal pra quem curte cerveja é a Cervejaria Boemia.

Para quem curte Palácios Além do Museu Imperial tem o Palácio Amarelo (Camara Municipal), Palácio Rio Negro ( Palácio dos Presidentes)

Tem o palácio de cristal que está em Obras.

Para quem curte turismo religiosos, tem também a Catedral D. Pedro de Alcantara, a igreja Luterana, a igreja matriz sagrado coração de Jesus , a Igreja nossa senhora do Rosário e o Mosteiro da Virgem.

Ainda tem o Museu da FEB, parques, museu de cera..

Fora a gastronomia deliciosa.

Imagem de José Marcos J.Marcos por Pixabay
Teresópolis

Teresópolis é outro destino de inverno próxima a Petrópolis, sua prima badalada.

É um destino de Natureza, e é perfeita tanto para quem gosta de fazer treekings como para quem ama gastronomia.

O Blog 6 viajantes escreveu sobre Como é se hospedar no Le Canton em Teresópolis no Inverno.

Penedo

Penedo é conhecida como a Finlândia Brasileira. Mas porque finlândia Brasileira?

No começo do século XX um grupo de imigrantes finlandeses, liderados por por Toivo Uuskallio , vieram para o Brasil com intenção de plantar, viver em contato com a Natureza e principalmente, um lugar quente, porque a Finlândia é muito fria e o solo é muito árido para o plantio. Mas o solo da região havia sido devastado pelas plantações de café, então eles precisavam pensar em outra alternativa além do plantio. Passaram a se dedicar al artesanato.

Você pode conhecer a Casa do Papai Noel, diversas cachoeiras, museus, mirantes com uma paisagem linda.

A Vila do papai Noel é a residencia oficial do Papai Noel no verão. É um shopping que parece a vila do papai Noel.

Tem o museu finlândes, casa do papai noel, a casa de pedra, o marco do cinquentenário.

Também pode fazer passeios a cavalo e de quadriciclo. 

Você também pode visitar o pico das agulhas negras que é o mais alto do estado do Rio de Janeiro.

Fora o centrinho que é puro charme com as casas de arquitetura finlandesas e as ruas com aquele monte de guarda-chuvas super instagramáveis que são o cartão postal da cidade.

Foto de Elizabeth Werneck

Veja as dicas que a Elizabeth Werneck escreveu sobre sua viagem de Um dia em Penedo.

Estado do Espirito Santo - Destinos de inverno

Domingos Martins

Essa cidade capixaba em região serrana foi colonizada por italianos e alemães e possue uma culinária deliciosa. 

É um destino de Natureza , com trilhar, conhecer o Parque Estadual de Pedra Azul, onde você pode comprar queijos, geléias, doces, compotas, cafés e licores artesanais, feitas por eles mesmos.

Nordeste - Destinos de inverno

Por mais absurdo que possa parecer o Nordeste brasileiro, caracterizado pelo calor, pela água do mar quente e sol o ano inteiro ainda tem alguns destinos de inverno.

Eles ficam em lugares com altitude muito alta e por isso a temperatura é fria, chegando algumas vezes a zero graus.

Guaramiranga - Ceará

Guaramiranga fica na Serra da Guramiranga no Ceara e fica a 856 metros de altitude. Ela também é conhecida como Suiça Cearense

O Clima é ameno. A temperatura média anual é entre 14 e 25 graus, mas no inverno chegam a ficar mais baixa. 

É um lugar perfeito para quem curte, trilhas, cachoeiras, mirantes e muita natureza.

A Norma do blog Viagem com a Norma escreveu sobre esse destino de inverno chamado Guaramiranga no post Guaramiranga – Destino de Inverno no Ceará.

Garanhus - Pernambuco

No inverno a cidade é tão popular que tem até um tradicional festival de inverno com música clássica. As temperaturas chegam a 16 graus e você pode conhecer o Castelo de João Capão, o Parque Ruber Van Der Linden, o relógio de flores,  entre várias outras opções.

Destinos de Inverno no Exterior

Se você tem vontade de conhecer a neve, com excessão de raras as cidades no Brasil que nevam eventualmente, você vai precisar sair do Brasil.

Mas o seu destino vai depender da época do ano em que você pretende viajar. Se a sua viagem será entre julho e agosto você precisa viajar no hemisfério sul. Se a suas férias forem entre dezembro e fevereiro, se você quiser ver neve, precisa ir para o Hemisfério Norte.

Chile

O Chile é um Destino Maravilhoso para se conhecer no Inverno.

A capital do Chile, Santiago dificilmente neva, mas faz frio. Ela fica em um vale no meio da Cordilheira dos Andes, e não importa para onde você olhe, vai ver a cordilheira dos andes, cheia de neve.. É uma ótima opção para se hospedar. Quando fomos nos hospedamos em Santiago, fizemos o City tour conhecendo a cidade e depois fazendo os passeios mais conhecidos que são as estações de esqui, Portillo, Valle Nevado e as cidades Valparaíso e Vina Del Mar.

Relógio de Flores em Vina Del Mar - Destinos de Inverno
Relógio de Flores em Vina Del Mar
Valparaíso - A cidade portuária que já foi destruida por tsunami
Eu e meu marido na estação de esqui Portillo - Destinos de Inverno
Eu e meu marido na estação de esqui Portillo - Destinos de Inverno
Santiago - Vista do Cierro
Vale Nevado - Chile

Outro Passeio top a partir de Santiago é a visitação a várias vinícolas. Conhecemos a Concha Y Toro onde é feito o famoso vinho Casillero Del Diablo

Curiosidade sobreo nome do vinho. No Começo do século passado estavam roubando muitos tonéis de vinho que ficavam dentro da caverna. O dono da vinícola teve uma ideia. Soltar um boato de que dentro da caverna morava o diabo. A população muito católica acreditou e nunca mais roubaram vinho da caverna. Todo vinho daqueles barris de carvalho chama-se Casillero del Diablo.

Mais ao sul de Santiago tem diversos destinos de inverno, pois quanto mais ao sul, mais frio.

Bem ao sul tem a patagônia Chilena, onde você pode conhecer a Terra do Fogo, e os maravilhosos Glaciares.

Argentina

Buenos Aires

Buenos Aires , a capital da Argentina é geralmente a primeira viagem que os brasileiros fazem quando resolvem sair do Brasil.

É uma cidade muito próxima do Brasil, tem muitas promoções de passagens para lá e muitas coisas para se fazer lá, principalmente se você gosta de Vinho, churrasco, Alfajor e Dulche de Leche (doce de leite).

Para quem curte agitação noturna Buenos Aires tem inúmeras opções, além de passeios históricos e culturais gratuitos e parques.

Você poder passear sem gastar um centavo por Porto Madero , São Telmo, El Caminito, passear a pé pela Calle (rua) Florida, conhecer a Galeria Pacífico, (um shopping tão lindo que  teto parece a capela cistina)

Galeria Pacífico em Buenos Aires
Galeria Pacífico em Buenos Aires
Puerto Madero - Buenos Aires
Mendoza

Mendoza foi minha paixão na Argentina. Fui 2x no outono e quero voltar. É a cidade argentina favorita para os amantes de vinho, e para quem quer ver neve, mas não quer gastar tanto quanto na famosa Bariloche mais ao sul.

Se você já tomou vinho Argentino provavelmente esse vinho veio de uma vinícola de Mendoza.

Mas mendoza não tem só vinho não. Você pode fazer o passeio da Alta montanã onde passeia de carro ou van pela cordilheira dos andes.

São muitas as vinícolas mas posso recomendar as que eu fui., na Argentina toda vinícola é conhecida como bodega.

Bodega Nieto Senetinier - Mendoza
Bodega Nieto Senetinier - Mendoza
4 Taças de vinho e uma de água para cada um.
4 Taças de vinho e uma de água para cada um.
Bodega Chandon Mendoza
Bodega Chandon Mendoza
Eu e o Carmelo Paty
Eu e o Carmelo Paty

Na cordilheira tem um outro passeio chamado Puente Del Inca. uma ponte natural pré histórica que os Incas utilizavam para atravessar o rio de água de origem vulcânica. Charles Darwin estudou esse lugar pois o rio também tem uma peculiaridade. Se você jogar um tênis ou qualquer objeto na água do rio e voltar alguns meses depois para pegar o objeto, ele vai ter criado uma camada de pedra, transformando o objeto em uma escultura natural.

Eu e meu marido em Puente del Inca

Outro passeio delicioso e imperdível é as Termas de Cacheuta. Umas termas com água quente e pisicnas com 20 temperaturas diferentes, no alto da Cordilheira dos Andes. Veja mais aqui.

Meu marido Observando a paisagem maravilhosa da cordilheira dos andes
Meu marido Observando a paisagem maravilhosa da cordilheira dos andes

Canadá

Canadá me conquistou de uma maneira irremediável e um país que me deixou completamente apaixonada, tanto pela qualidade de vida quanto pela educação das pessoas, mas principalmente pela Natureza exuberante e completamente diferente da natureza que vimos aqui no Brasil.

Banff - Alberta

A cidade de Banff fica dentro do Banff National Park, o primeiro parque nacional do Canadá, que fica no Estado de Alberta, que fica ao lado de British Columbia.

Banff City é uma vila em um vale deslumbrante dentro de um parque nacional. A cidade é tão pequena que você pode fazer quase tudo a pé.

A 5 minutos de distância de carro do centro você encontra o Bow River e outros pontos maravilhosos de fotos.

Bow River - Banff
Bow River - Banff

As estações de esqui já não dá paara passear a pé, é recomendado um carro ou um ônibus circular, mas esse ônibus não passa o tempo todo, então se você for no inverno, não recomendo pegar ônibus porque o inverno em Banff chega a -30C entre dezembro, Janeiro e fevereiro.

Nós fomos em Março, que teoricamente o final do inverno já não é tão rigoroso. Mas aquele ano e específico a primavera chegou mais cedo e pegamos o último dia de abertura das 3 estações de esqui que fomos. A cidade estava na primeira semana entre 10 e 15 graus, e as estações de esqui entre 0 e -5C com sensação térmica de -10C.

Mount Norquay
Mount Norquay

Outro passeio famoso é o Lake Louise. O Lake Louise tem tanto a estação de esqui, quanto o lago com o hotel Farmount

No inverno o lago congela e se torna uma das maiores pistas de patinação no gelo em lago natural da américa.

Lake Louise Congelado
Eu, com o Faremount ao fundo no Lake Louise
Eu, com o Faremount ao fundo no Lake Louise

Outro passeio deslumbrante e muito próximo do centro de Banff é o vermillion Lakes

Vermilion Lakes ou Lago Vermilion era diferente de tudo que que já tinha visto. Na época do Degelo o gelo tinha derretido e as plantas queimadas pela neve ficaram amarelas.
Vermillion Lakes - Maravilhoso!
Vermillion Lakes - Maravilhoso!

Na segunda semana da viagem, o lago já estava um pouco mais cheio devido ao derretimento da neve das montanhas.

Meu marido no Vermillion Lakes
Meu marido no Vermillion Lakes

Já na segunda semana a temperatura subiu. O Bow River que estava com as margens cheias de neve não tinha mais e chegamos a pegar 27 graus na cidade, mas já aviso que essa temperatura normalmente você pega entre abril, maio e junho. Lá Junho é verão e um destino que também é maravilhoso no verão, onde os rios se tornam azul turquesa e as estações de esqui se tornam lindos passeios de ecoturismo, trilhas, mirantes etc.

Eu e o Gi, no Bow River
Eu e o Gi, no Bow River

Outro passeio famoso é o Cave in Basin historic site, um passeio históricos nas termas que causou uma necessidade de proteção da região, e acabou se tornando o primeiro parque Nacional do Canadá.

Eu no Cave in Basin Historic Site

Ainda falando de inverno a Natalia do blog ABC dos Viajantes escreveu uma matéria sobre Destinos de Inverno chamada “Dois alpes incríveis para você conhecer no inverno “.

Outra matéria interessante é a do Moisés que escreveu não exatamente sobre Destinos de Inverno, mas Destinos para se viajar até no inverno na matéria: “Pai na Tailandia um destino lindo até no inverno.”


21 comentários

normeide neto de carvalho · 15/05/2021 às 17:14

Cintia, que post incrível e completo de destinos de inverno, quanta dica boa você conseguiu reunir num post só. Ficou incrível. Parabéns

    Cintia · 16/05/2021 às 05:26

    Obrigada!! Deu um trabalhão hahahaha

Nathalia Geromel · 16/05/2021 às 11:34

Cintia, que post incrível !! eu amo viajar no inverno, acredita? principalmente quando é um destino que tem neve kkkkk só me chamar que eu to dentro!!! Mas falando de Brasil, que vontade de ir para os cânions e para Carambeí, fiquei mega surpresa com as belezas geográficas do lugar, nunca tinha ouvido falar, acredita?
Preciso muito ir pro Canadá, que paisagem incrível !! Já quero fazer as malas logo kkkk

MOISES BATISTA · 16/05/2021 às 11:40

Lindo post sobre destinos de inverno no brasil e no mundo. Sobre a Serra do Rio do Rastro. Ela ganhou recentemente como a estrada mais linda do brasil nao é? E ainda é um paraiso de motociclistas, estou errado?

Sylvia Leite · 17/05/2021 às 14:35

Nossa, quantos destinos de inverno interessantes no Brasil e no mundo! A gente fica sem saber qual escolher. Me encantei especialmente com Urubici e com o Museu Egípcio.

Deyse Marinho de Abreu · 17/05/2021 às 15:54

Eu amooo destinos de inverno, porque amo curtir o inverno em Família. Conheço boa parte dos destinos de inverno nacionais que você citou e quero muito ir nos destinos internacionais como Banff. Amei sua lista!

Letícia · 17/05/2021 às 16:09

Super adorei os seus destino de inverno pelo Brasil e pelo mundo! Pra uma pessoa que adora um frio assim como eu, foi quase um cardápio! Fiquei impressionada com a foto de Gramado coberta de neve e adoraria estar lá com esse tempo! No Brasil temos muitas opções, adorei todas!

Hebe · 17/05/2021 às 21:07

Cintia essa sua seleção de destinos de inverno está maravilhosa. quero todos, inclusive os que já fui.kkkkk Sou dessas. Amei

Polliana Ribeiro · 17/05/2021 às 23:10

Uau! uma lista completinha com os melhores destinos de inverno

elizabeth · 18/05/2021 às 14:42

Amei o post. Muito completo mesmo!. Esse artigo foi um dos mais completos sobre destinos de inverno que ue já li. Me deu várias ideias de viagem, sabia? Vc arrasa muito. Beijinhos

Roberto · 20/05/2021 às 09:05

Eu simplesmente amo destinos de inverno tanto jo Brasil onde o inverno é mais ameno quanto no lindo. Adorei as dicas muito obrigado por compartilhar!

ANGELA MARTINS · 20/05/2021 às 10:22

Eu adoro viajar no inverno! Seu post está incrível. Destinos que adoraria voltar ou conhecer!

Van · 21/05/2021 às 11:14

Opções para os destinos de inverno é o que não falta né? Alguns já conheço outros fiquei com ainda mais vontade de conhecer!

Cintia C. · 22/05/2021 às 11:46

Cintia quanto destino de inverno maravilhoso! Alguns já conheço e outros coloquei na minha lista de desejos. Obrigada pelo post!

Sabrina Albuquerque de Araújo Costa · 25/05/2021 às 09:50

Adorei ver o Nordeste figurando como destino de inverno. Geralmente, as pessoas associam a região apenas como destino de verão.

    Cintia · 02/06/2021 às 16:45

    Isso é verdade. Quando as pessoas pensam no Nordeste a primeira coisa que vem a cabeça é praia.

Sonia Pedrosa · 29/06/2021 às 11:04

Quanto destino legal, você conseguiu reunir num post só. E até no Brasil, temos opções variadas, para todos os gostos e bolsos. Muito legal o seu post – completo e detalhado, pra tirar a dúvida de todo mundo. Parabéns!

    Cintia · 29/06/2021 às 23:59

    Muito Obrigada Sonia!

sistcom sistema comercial · 13/10/2021 às 17:15

Parabéns pelo site!

ótimo conteúdo.

Desejo-lhes sucesso.

Dois alpes incríveis para você conhecer no inverno - ABC dos viajantes · 15/05/2021 às 12:46

[…] Viajando com a Cintia – Destinos de Inverno […]

Onde ficar em Monte Verde: Conheça esse destino de inverno em MG · 19/05/2021 às 20:08

[…] catarinenses no inverno: Como é acampar no Cânion do Funil Viajando com a Cintia – Destinos de Inverno Flor na Cabeça – O que fazer em Curitiba: 13 dicas de passeios para o […]

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *