Cave in basin historic site, é um passeio interessante porque lá tem uma caverna sagrada com uma fonte termal com propriedades curativas, devido ao alto índice de enxofre e sais existentes na água vulcânica.CAVE IN BASIN HISTORIC SITE, foi descoberto em 1883 e tem uma outra piscina além da UPPER HOT SPRING. Além de ser um sitio histórico e um museu, tem um passeio interessante porque lá tem uma caverna sagrada com uma nascente de água termal chamada HOT SPRINGS, uma piscina de água termal com propriedades curativas, devido ao alto índice de enxofre e sais existentes na água vulcânica. Mas esta piscina já não está mais aberta a banho, apenas a UPPER HOT SPRING construída ao lado da Sulphur Mountain. Chegando lá você vê um túnel saindo de dentro do museu. Esse tunnel é artificial, mas é uma réplica perfeita do Tunnel da Sulphur Mountain. A entrada original da caverna é por cima e está coberta hoje por grades.

A entrada da Caverna se inicia dentro do museu.
A entrada da Caverna se inicia dentro do museu.
A Caverna - Cave in Basin Historic site
A Caverna - Cave in Basin Historic site
A entrada original da caverna hoje é coberta por grades.
A entrada original da caverna hoje é coberta por grades.

A água termal da HOT SPRINGs, na Cave in Basin, era considerada sagrada pelos nativos, que estão na região a milhares de anos. E dentro desta caverna eram feitas muitas cerimônias sagradas.
As águas termais eram usadas tanto para curar como para abençoar. Através dela os nativos se conectavam a mãe terra.

A fonte com águas curativas dentro da caverna.
A fonte com águas curativas dentro da caverna.

A piscina de água termal, localizada na CAVE IN BASIN, foi encontrada a primeira vez por James Hector em 1859 em uma expedição, e novamente em 1875. Mas foi com a vinda da ferrovia que três trabalhadores “descobriram” em 1883 e espalharam notícias sobre a piscina com as “deliciosas termas curativas de enxofre e sais minerais, que pareciam um banho turco”, transformando em um ponto turístico chamado HOT SPRING. 
Essas termas ficaram famosas, pois SPAS eram moda na época. 

O Turismo aumentou tanto que dois anos depois, o governo resolveu criar uma infraestrutura para desenvolver o Turismo. Foi então, criado o primeiro parque nacional Canadense, o Rock Mountains Park (parque das montanhas rochosas), que hoje tem o nome de Banff National Park. Em 2004 os indígenas voltaram a fazer Cerimônia na Caverna.

Pintura sobre o descobrimento da Caverna em 1883
Pintura sobre o descobrimento da Caverna em 1883

Além da Caverna, o sitio histórico tem um museu que conta a história, da criação de outros 5 parques Nacionais dos arredores, que foram criados nos 25 anos após a criação do Banff National Park. Tem Slides , tipos de rochas exclusivos da região, exibições interativas, espécies em extinção, e história do Parque, assim como a colonização pelos Europeus, uma loja interativa e um snack bar. Você sai do interior e vê uma paisagem linda cheia de montanhas, bandeira inglesa, além de uma caminho de madeira onde você pode conhecer um pouco e tirar mais um pouco de fotos.

Um pouco sobre a história
Um pouco sobre a história
Caminhando na parte de fora da caverna.
Caminhando na parte de fora da caverna.
Linda paisagem com a bandeira da Inglaterra.
Linda paisagem com a bandeira da Inglaterra.

A estrutura possui uma réplica do balneário original de 1887, a piscina e estrutura restaurada de 1916, trilhas para caminhadas. O Turismo aumentou tanto que a piscina foi considerada inadequada em 1902 e uma nova estrutura foi construída em 1904. Em 1914 foram construídas a casa de banho de pedra, as piscinas foram fechada em 1975, restauradas em 1985 e novamente fechadas em 1992. Hoje é o museu e centro interativo.

Infraestrutura de pedra criado no inicio do século XX
Infraestrutura de pedra criado no inicio do século XX
Eu e o Gi, no Cave in Basin historic site
Eu e o Gi, no Cave in Basin historic site

Mais ao fundo do jardim, saindo da área do museu tem uma outra construção, um MINI museu, explicando que durante a primeira Guerra Mundial, Cave in Basin, se tornou um campo de concentração de prisioneiros e muitas das construções do sitio, foram eles que fizeram. A maioria dos prisioneiros eram Ucranianos, mas o campo tinha também  outros prisioneiros de países em que o Canadá estava em guerra.

Durante a primeira guerra mundial este lugar foi um campo de concentração de prisioneiros, em marioria ucranianos e pessoas originárias de países inimigos do Canadá. Eles construiram algumas das construções destas termas.

Curiosidades:

A Água da caverna é bem fedida graças ao alto índice de enxofre, e possuem uma forma de vida unicelular pré-histórica de 3.5 bilhões de anos, verde azulada que só existe lá. Foi dado o nome de Thermophiles porque vivem apenas em lugares quentes. Eles formam um enorme tapete microbiano flutuante na água da caverna e cientistas acreditam que estudar estes microorganismos podem aprender algo sobre a origem da vida remota. Esse tapete microbiano faz fotossíntese como as plantas, esse tipo de organismo chama-se liquens ou fungo liquenizados, que são uma simbiose entre uma alga e uma bactéria ou uma cianobactéria, mas no caso é uma alga azul e uma bactéria vermelha. A bactéria protege a alga e a alga fornece alimento ao liquen, por isso chama-se simbiose. Interessante né?

Liquiéns boiando na água da antiga Hot Spring
Liquiéns boiando na água da antiga Hot Spring

E aí gostou da matéria? Curte e compartilha!
Assina meu newspaper, e receba um e-mail assim que uma matéria for publicada!
Um grande beijo!
Cintia


15 comentários

Vanessa · 30/05/2019 às 18:57

Que interessante estas águas termais! Quando vi aquela piscina bonita já pensei logo que poderia ser para banho, mas pelo que entendi não mais né? Aquela piscina linda da foto mais acima fedia também? Que dó! kkkk
Eu adoro cavernas, visitei o maior complexo de cavernas da América do Sul, que fica em Goiás, Terra Ronca. Voltei maravilhada!
Adorei o conteúdo deste post!

    Cintia · 30/05/2019 às 23:45

    Essa terma não está mais aberta mas tem a UPPER HOT SPRING, construída depois e com mais infra estrutura, à 5km pra frente, onde você fica na piscina no alto da montanha, ao lado da gondola na Sulphur mountain, e tem uma vista maravilhosa das montanhas rochosas, e a terma funciona até com neve..

Hebe · 30/05/2019 às 19:32

Que máximo esse lugar Cíntia. Vou conversar com o marido e mostrar seu post pra ele. Quem sabe ele mais e anima com essas águas termais.

    Cintia · 30/05/2019 às 23:49

    Hebe, aqui do lado , em Mendoza na Argentina, tem as TERMAS DE CACHEUTA. (escrevi um post sobre isso), é MARAVILHOSO e muito baratinho, uma TERMA no meio da Cordilheira dos andes e próximo ao Aconcágua.
    Banff é maravilhosa, e super vale a pena. É o lugar mais lindo que eu já vi na vida.

LUCIO FABIO DA COSTA JUNIOR · 31/05/2019 às 09:32

Que post maravilhoso, Cintia. Adoro essa riqueza de informações, fotos e curiosidades. Fiquei morrendo de vontade de fazer esse passeio.

    Cintia · 12/06/2019 às 12:57

    Que bom! Então consegui o que queria, rs Fazer as pessoas terem vontade de conhecer!

Carol · 02/06/2019 às 16:51

Eis aí um passeio que ainda não fiz: conhecer águas termais! Aqui no Brasil existe algum lugar similar? Sabe me dizer?

    Cintia · 12/06/2019 às 12:56

    Carol, a mais famosa é Rio quente , onde tem a famosa pousada do rio quente em Goiás, mas tem em vários lugares aqui no Brasil que tem parques ou estâncias termais.
    Araxá – MG, Marcelino Ramos – RS, Gravatal – SC, Mossoró, RN, Águas de Lindóia, – SP, Foz do Iguaçu – Paraná, Águas de Santa Bárbara – MG, Barra do Garças – MG, Termas de Piratuba – SC, Olímpia – SP, Chapada dos Veadeiros – GO, Nova Prata, – RS , Águas de São Pedro – SP, Águas Mornas – SC, e Poços de Caldas -MG,

Juliana · 26/04/2021 às 16:13

Ah, eu amo tanto cavernas e fiquei interessada em conhecer a Cave in Basin National Historic Site. O Canadá tá na minha lista de lugares para visitar e quero incluir o parque de Banff. Só fiquei triste pelo odor da água ser fedido kkkk

    Cintia · 30/04/2021 às 05:33

    kkkk pior que o cheiro é bem desagradável, cheira a pum na verdade kkkk, mas da de boa pra tirar umas fotos dentro da caverna e sair. o lugar é muito legal, tem um museu contando a história e obviamente uma vista linda, como tudo no Banff National Park.

Sylvia Leite · 02/05/2021 às 07:01

Que lugar interessante que é a Cave in Basin National Historic site! Nunca tinha ouvido falar. Já anotei tudo e coloquei na mnha lista.

elizabeth · 22/06/2021 às 15:43

Uau! Sou doida pra visitar Banff e não sabia que tinha esse local, acredita? Estou programando minha viagem ao Canadá e vou seguir todas as suas dicas. Adoro acompanhar o blog. beijinhos

sonia pedrosa · 20/12/2021 às 10:12

Muito interessante! Eu adoro o Canadá, conheço algumas cidades, mas não conhecia a Cave in Basin Historic site. Sinto que preciso voltar para visitar Banff e outros lugares interessantes do país. Seu post me inspirou. Obrigada.

cialis online · 03/02/2022 às 16:33

Neat blog! Is your theme custom made or did you download it from somewhere?
A design like yours with a few simple tweeks
would really make my blog jump out. Please let me know where
you got your theme. Thank you

    Cintia · 08/02/2022 às 19:27

    I download a Hestia theme and customize everything. Logo, colors, posts, plugins, and everythinhs I was customize.

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *