Pomerode - A Cidade mais alemã do Brasil

Você conhece Pomerode? Essa cidade em Santa Catarina é conhecida por ser a Cidade mais alemã do Brasil.

Pomerode é um subdistrito de blumenau e localiza-se no Vale Europeu, em Santa Catarina. Tem uma população de 34.000 habitantes e recebe turistas o ano todo.

A cidade recebe turistas o ano inteiro devido as várias opções de passeios turísticos, mas as épocas mais cheias são durante a Festa Pomerana (Janeiro) a Osterfest (Páscoa), a Bierfest em Novembro e Weihnachtsfest (Natal).

O maior ovo de páscoa do Mundo na Osterfest de Pomerode

Veja mais sobre essa páscoa no post que eu escrevi sobre a Osterfest.

Rota do Enxamel

Pomerode faz parte da Rota do Enxamel, uma verdadeira viagem a alemanhã dentro do Brasil. O estilo arquitetonico é alemão, os restaurantes, cultura, é tudo alemã.

As casas são fofas e ao passear pela cidade você se sente na Alemanha.

Casa estilo Enxamel em Pomerode
Pomerode - A cidade mais alemã do Brasil
As casas em Pomerode são lindas.

Bem no centrinho próximo aonde fica o OVO na Osterfest, tem o centro de eventos, um centro de compras com várias lojinhas de artesanato e lembrancinhas de pomerode. De frente para o centro de eventos tem uma praça com outra galeria onde tem lojas, e restaurantes, e lá almoçamos em um delicioso restaurante / Pizzzaria chamado Bierwein. Veja o post que eu escrevi sobre nossa experiência na Bierwein

Bierwein - Pizzaria e Restaurante em Pomerode
Loja de Artesanato em Pomerode
Lá também compramos o chocolate premium premiado da Nugali.. Realmente delicioso.

Outro passeio que eu adorei fazer, foi o da fábrica de queijos artesanais da Vermount. É uma loja que fica bem no centro, e nos fundos fica a fábrica. Descobrimos esse passeio por acaso e foi uma delícia. Claro que levamos vários queijos pra casa hehehe.

Queijos Vermout - Pomerode
Degustação de queijos Vermount

O que fazer em Pomerode?

O Zôo de Pomerode foi o primeiro zôológico da região sul do Brasil e também é o maior zôológico do Estado de Santa Catarina. Não pudemos conhecer porque estávamos em uma Roadtrip pelo sul do Brasil, e por isso tinhamos apenas um dia e como fomos no primeiro dia da Osterfest, só deu pra passear pela Osterfest, fazer o tour na Vermount, comer na Bierwein, e fazer umas comprinhas.

Mas quero voltar para fazer a famosa Rota do Enxamel, parar no portal turístico sul, tirar foto no EU AMO POMERODE, conhecer os museus de Pomerode, ir ao teatro municipal de Pomerode. (quando fomos estava fechado).

Você também pode ir ao memorial Memorial Arthur Schmidt  na fábrica de porcelanas Schmidt, ir a Praça Torgelow , conhecer o Museu do Automóvel, comer uma torta na Torten Paradies, conhecer a maior propriedade Enxamel do país, a Paraíso Enxaimel Mundo Antigo que tem pousada, igreja, restaurante, natureza e animais, e você ainda pode fazer um Day Use, se quiser.

Se você curte cerveja, recomendo conhecer a Cervejaria Schornstein. Ela faz parte da rota da cerveja artesanal de Santa Catarina.

Cervejaria Schornstein - Pomerode

Se você gosta de conservas, palmitos, champignons, molhos de pimenta, geléias etc, recomendo passar na lojinha da Danimar, que é super gostosa, e você ainda pode pegar um Carimbo do Passaporte Turístico de Pomerode.

Se você ainda tiver um tempo extra, pode ir na Fábrica da Kyly que vende roupas para crianças e jovens e ainda fazer um tour de realidade virtual.

Veja o post da Hebe do blog vamos viajar por onde agora sobre ONDE COMER EM POMERODE.

Veja também o post com as sugestões de ONDE SE HOSPEDAR.

Caso você tenha apenas um dia em Pomerode, o Blog vamos viajar para onde agora deu uma sugestão de roteiro de um dia em Pomerode

Se você tiver mais dias na região, recomendo fazer o Circuito do Vale Europeu.

13 comentários

Luana · 26/07/2021 às 12:18

Eu não conheço Pomerode e venho procurando sobre a cidade há um tempo. Obrigada por compartilhar dicas tão preciosas, vai me ajudar demais a montar um roteiro.

Cintia · 26/07/2021 às 12:21

Tenho certeza que você vai AMAR!

Deyse · 26/07/2021 às 15:52

Sempre fui louca pra conhecer Pomerode, a Cidade mais alemã do Brasil. E fiquei apaixonada quando cheguei lá. Queria ficar por mais tempo e aproveitar mais. Não consegui ver o ovo gigante, tampouco ir nas atrações como o Zoo e o Vila Encantada. Preciso voltar. Amei os chocolates Nugali e amei fazer a Rota do Enxaimel. Obrigada pelas dicas.

Hebe C · 28/07/2021 às 13:51

Estive em Pomerode esse ano, e confesso que amei num grau, que já queria mudar pra lá (rs) Eu sou dessas, como diz meu marido cada lugar que eu vou quero morar.hahahaha

Normeide Carvalho · 29/07/2021 às 14:24

Já estive em Pomerode, num bate e volta, mas achei muito rápido. Quero voltar para conhecer com mais calma e aproveitar todas as duas dicas. O post está bem completo

Olivia · 29/07/2021 às 18:50

Já salvei seu post, era tudo que eu estava precisando. Antes da pandemia já tinha uma viagem para Pomerode que foi adiada. Agora, com a vacinação e a possibiidade de voltar a trabalhar, já estou pensando nesse destino novamente.
Beijos

Ângela Martins · 29/07/2021 às 21:40

Adorei suas dicas. Hola assei uma tarde em Pomerode. Depois do seu post vi que preciso voltar!!

Van · 30/07/2021 às 10:08

Eu conheço Pomerode! Foi só um dia, mas quero voltar é realmente uma cidade encantadora.

Sylvia Leite · 10/08/2021 às 08:22

Nunca fui a Pomerode, mas sempre tive vontade. Com suas dicas, me senti mais próxima de concretizar essa viagem. Obrigada.

CINTIA C. · 12/08/2021 às 07:15

Eu acho uma gracinha Pomerode – A Cidade mais alemã do Brasil. Eles trabalharam forte pra tornar essa cidade uma rota turística e deu muito certo! Na última vez q estive aí foi pra ir num festival de Death Metal kkkkkkkkkkkk

Sabrina Albuquerque · 12/08/2021 às 10:14

Eu acho linda essa região de Santa Catarina. Sonho em fazer essa rota de carro e Pomerode está no meu roteiro. Acho linda a arquitetura enxaimel.

Diego · 12/08/2021 às 11:59

Adoro conhecer essas “cidades temáticas”. Já passei bem próximo de Pomerode mas não tive tempo de visita-la. Adorei as dicas! 😀

Alimentos Pomerode - Degustação de queijos Vermount - Viajando com a Cintia · 17/08/2021 às 15:55