Cataratas del Iguazu – Iguazu Falls – Parque Nacional Iguazu
O Parque Nacional Iguazu fica do lado argentino das cataratas chamado “Cataratas del Iguazu ou Iguazu Falls”. Esse parque é mais simples que o brasileiro, mas é muito maior. Tem mais trilhas para ver a natureza e tirar fotos. Não têm tanta infra estrutura quanto o lado brasileiro, mas é melhor para quem curte aventura.
Preços da Entrada do Parque:
Estrangeiros: ARG$ 600,00
Estrangeiros de 6 a 12 anos: ARG$ 150,00
Adultos Mercosul: ARG$480,00
Mercosul de 6 a 12 anos: ARG$120,00
Residentes argentinos ARG$: 310
Residentes Argentinos de 6 a 12 anos: ARG$100
Residentes de Puerto Iguazu: Grátis
Além do passeio da entrada do parque, tem vários outros passeios pagos a parte como o “Jungle Safari”.
O “Jungle Safari” é um passeio de 2 horas, onde você entra no meio da floresta para ver animais e até a onça pintadas em seus habitats natural.
Você também pode fazer passeios de bote similares ao “Macuco Safari” do lado Brasileiro, chamado “Grand Aventura” que além de passear pela floresta você ainda vai de bote para as cataratas, mas parece que chega bem mais perto que o Macuco, e tem a versão com emoção, onde você passa por debaixo de uma cachoeira. Preço: ARG$1.200
Caso você seja aventureiro(a) ainda tem a opção de fazer RAFTING nas Cataratas de Iguaçu ou de fazer cavalgada pelo meio da Floresta até uma aldeia de índios.
Você pode almoçar no “Restaurante La Selva” um Self service que pode comer a vontade.
Preço: ARG$400
Safari La Cascada – Você faz um passeio onde faz uma caminhada de 800 metros e depois faz uma excursão em uma 4×4 pela selva.
Preços:
Adulto: ARG$ 560
Crianças de 6 a 12 anos :ARG$280.
Menores de 6 não pagam.
Safari de los pioneros – Esse Safari é feito as 7h30 da manhã, e você passeia por uma 4×4 através de uma estrada de terra, a antiga entrada usada pelos pioneiros e antigos exploradores. Essa rota tem diversas paradas explicadas e histórias contadas pelo guia sobre como e quando os exploradores chegaram até aqui.
Preço Adulto: ARG$660
Safari en La selva é um passeio ideal para fotografar. Em uma 4×4 você é levado até pontos na selva onde pode fotografar a flora, a fauna e eventualmente até a onça pintada e outros mamíferos. Esse passeio é feito as 10h30 e as 16h00 .Preço : ARG$660
Passeo de Luna Lenna – São passeios noturnos nas cataratas feito 5x ao mês. Você pode fazer o passeio com ou sem jantar.
Adulto com Jantar: ARG$ 1.500
Criança com Jantar: ARG$750
Adulto sem Jantar: ARG$ 1.100
Criança sem jantar ARG$ 550
Quando você entra no parque logo do lado direito vê o centro de visitantes, que é um pequeno museu que fala sobre a fauna, flora, sobre as cataratas, essas coisas..
Tem diversas trilhas para fazer. As trilhas possuem vários lugares para fotos mas fomos direto para a garganta do diabo, o ponto mais alto e mais bonito do parque, estação final do trem.
Achei a vista deste lado das cataratas um pouco mais impressionante devido a quantidade de água que caí em uma única queda, porque você vê a queda por cima das cataratas e não por baixo como o lado Brasileiro.
Lógico que a vista brasileira é deslumbrante, e você não pode deixar de ver. Se tiver apenas um dia em foz do Iguaçu, conheça as cataratas do lado brasileiro, que é maravilhoso e bem mais barato, mas se sua agenda tiver mais que 4 ou 5 dias, não deixe de conhecer esse lado.
Tem três circuitos principais, Circuito Superior, Circuito Inferior e Circuito da Garganta do Diabo. Sem contar com o “Sendero Macuco e Salto Arrechea” que é um caminho no meio da floresta até o ponto da cachoeira Arrechea, e passa pelo território do macaco Caí, e tem grandes chances de vê-los nas copas das árvores.
Segundo uma placa, você precisa de 2 dias para conseguir fazer todos os programas e circuitos que o parque oferece e conseguir aproveitar o parque inteiro.
Mas fizemos apenas o circuito da garganta do Diabo que fizemos conseguimos em fazer um dia, ou o modo expresso, sem caminhada nas trilhas, que consiste em apenas a caminhada para o olhar a garganta do diabo e andar de trem, que fizemos em 2 horas, não dá pra ficar menos tempo.
Mas se fosse pra ir de novo, eu planejaria ir com mais tempo, faria as outras 2 trilhas que tem mais quedas d’água, e muitos mais lugares para tirar fotos, almoçaria no restaurante e ficaria um dia inteiro só nesse parque.
Muitos blogs recomendam ir a pé pelas trilhas e voltar de trem. Eu acho que realmente é o ideal mesmo, e recomendo, mas como já estávamos cansados e com dores nas pernas e nos pés de tanto andar… (No dia anterior havíamos ido nas Cataratas do Iguaçu, do lado brasileiro, andamos muito na trilha até a garganta do diabo. e também fomos para o Paraguai e atravessamos a ponte da Amizade, onde fizemos compras a pé, mas aí deixa para outro post) acabamos fazendo a versão curta, onde você pega um trem que leva até o início da trilha da garganta do diabo, ponto final do trem.)
Nessa trilha você passa por uma em uma ponte gigante de metal bem rústica, por cima das cataratas, vendo toda a floresta e a paisagem dos rios até chegar na Garganta do Diabo. O caminho é muito bonito e bem mais tranquilo que a trilha do lado brasileiro cheia de subidas e descidas. É uma ponte em linha reta.
Eu já tinha lido em outros blogs que essa vista do lado Argentino era a mais bonita. Realmente é.
Ao chegar a Garganta do Diabo perdi o fôlego. É MUITA ÁGUA. Muito mais água que do lado Brasileiro porque nessa vista você vê toda a quantidade de água caindo por uma grande queda d’água, enquanto a vista do lado brasileiro a área de queda é bem maior, fazendo com que a água se espalhe mais e você só consegue ver um pedaço das quedas.
Do lado Argentino você vê de cima. É lindo demais..
Dá vontade de ficar horas olhando.. Mas molha bastante e infelizmente não tem lugar para sentar.
Uma peculiaridade são as borboletas. Não sei se é porque fui em Maio, e maio é época de reprodução de borboletas, mas é inacreditável o número de borboletas que vimos tanto do lado brasileiro quanto do lado Argentino. Elas pousavam na gente o tempo inteiro.. você vê elas pousadas e voando o tempo inteiro.
Portanto se você não gosta de borboletas não vá em Maio.
Quatis – Os quatis são animais que vivem naquela região e o parque é cheio deles.
Em todos os cantos você vê placas, não alimentem os quatis, eles são selvagens e podem morder. Mas eles são MUITO FOFOS e muita gente acaba dando comida pra eles, o que faz eles sempre chegarem bem perto da gente. Eles não fazem nada é só não tentar tocar, pegar essas coisas. Acredito que eles devam ter colocado os avisos após alguém resolver passar a mão ou alimentar na mão os bichinhos. Nunca esquecer que são selvagens. Fora que dependendo do que der para eles comerem pode fazer mal ou até matar o bichinho.
Mas sempre tem aqueles que dão comida, senão não chegariam tão perto dos seres humanos.
Tinha pesquisado em blogs e diziam que era bem mais barata, mas a inflação está alta e devem ter reajustado os preços. A inflação na argentina tem crescido 30% ao ano. Fui para a Argentina a 8 anos atrás e era tudo MUITO barato. Agora está achei bem caro.. Mas isso fica para outro post.
Para mais informações entre no site do parque.
http://www.iguazuargentina.com/