Tulum é simplesmente a praia mais linda que eu já vi. Fica 65 km ao Sul de Playa del Carmen na Riviera Maya (50 minutos) , e a 130 km ao Sul de Cancún (1h30)

Tulum é o 3º sítio arqueológico mais visitado no México e foi a única cidade Maia Litorânea, então hoje também é um sítio arqueológico muito bonito. Ela era uma cidade Murada comercial, vivia da pesca, comércio com COBA e outras cidades também.

História de Tulum:

Seu nome inicialmente era Zamá, que significava cidade da “Aurora” ou do “amanhecer”, porque graças a localização dela, ela é a primeira a receber os raios da manhã. Mas como a cidade inteira era murada, ficou conhecida como Tulum, que significa “parede” ou “muralha”.

O sítio arqueológico é MUITO bonito. Não tem pirâmides, como Coba, Chichen Itza ou Teochuacán. Era uma cidade comercial muito rica e bela, então tinha muitas casas de patrícios(nobres) e comerciantes.

Ruínas

Para chegar às ruínas você pode pagar 20 pesos (R$4 – ida e volta) para andar em um trenzinho que te deixa nas ruínas, ou pode ir a pé mesmo, é cerca de 1km mas embaixo do sol, deve ser bem cansativo.

O Tremzinho que leva a gente até as ruínas

A entrada no sítio arqueológico custava 64 pesos , o equivalente R$13 (pelo menos quando eu fui em 2014, mas não deve estar muito mais caro que isso).

Logo na entrada do sítio já dá de cara com uma praia deslumbrante, é de onde saiam os barcos dos Maias.
Mas a entrada na praia de areia virgem é proibida. Nessa praia não dá pra entrar.

A Praia tranquila de onde saía o barco dos habitantes de Tulum.

A Praia tranquila de onde saíam o barco dos habitantes de Tulum.

As construções tem cerca de 1.500 anos. Viveram lá até 1518 com a chegada dos espanhóis.
Lá viviam os mais ricos, engenheiros, médicos, astrônomos, e sacerdotes. O povo mesmo vivia do lado de fora da cidadela.

O Castillo é a maior construção da cidadela. Era tanto usado para cerimônias religiosas, como também era usado como um farol (colocavam tochas à noite), ou torre de observação , e fica exatamente na beira do penhasco.

Surpresa após a Ruína.

Ao acabar de ver as ruínas você dá de cara com uma escadaria. Descendo essa escada, você dá em uma praia com areias brancas, água transparente na beirada e azul turquesa mais ao fundo. É a praia mais linda que eu vi lá. Só que estava bem cheia e a praia é pequena. Não tem nenhuma barraca pra beber ou comer. Se quiser comprar algo pra comer, pode comprar nas lojinhas antes de pegar o trem ou em uma praia mais pra frente da zona arqueológica .

Tulum

Ah também tem muitas iguanas de todos os tamanhos e tipos por lá. Elas ficam tranquilas tomando sol, por todo o caminho. Não incomodam ninguém. Não se preocupem elas não fazem nada.

Dei um mergulho lá e seguimos por uma trilha. Demos em uma estrada. Andamos um pouco e encontramos uma praia pública bem maior chamada Playa Santa Fe. Lá tem vários quiosques com bares e restaurantes onde almoçamos e passamos a tarde. Aquele dia o mar estava MARAVILHOSO, estava bem quente, e pegamos muito sol olhando aquele sol azul turquesa e tomando água de coco.

Meu marido tomando água de coco na praia de Santa fé

Meu marido tomando água de coco na Playa Santa fé

Hora do almoço na praia de Santa Fé

Santa fé - que lugar lindo!

Santa fé – que lugar lindo!

Horário de visitação da zona arqueológica: 8h00 às 17h00. Mas só dá pra entrar até as 16h30.

De fim de semana mexicanos entram de graça então lota. Dizem que de terça feira é o dia mais tranquilo. Eu fui na quinta-feira achei meio cheio.