10 filmes para viajar

Nem sempre podemos viajar de um lugar para o outro, seja na nossa cidade, Estado, País ou pro outro canto do mundo, por isso criei essa lista de 10 filmes para viajar em casa.

Mas o fato de não podemos nos deslocar devido a atual crise mundial, financeira ou de qualquer outra razão, não significa que não podemos viajar. Porque a viagem sempre começa quando sonhamos. Planejamento e pesquisa nos ajudam a realizar nossos sonhos.

Mas como no momento o ideal é ficarmos em casa, podemos aproveitar pra ir viajando através das telas.

Fiz aqui uma lista de 10 filmes para viajar que não podem  faltar na sua lista.

Sobre o Sol da Toscana

Sob o Sol da Toscana foi o filme que me trouxe o desejo ardente de conhecer a região da Toscana na Itália.

Diane Lane faz o papel de Frances Mayes ,  uma escritora que se divorciou de seu marido.

Triste e deprimida, decidiu dar uma guinada vida. Vendeu tudo foi pra Itália e comprou por impulso, uma chácara no interior da Toscana, em uma vila medieval chamada  Cortona, para descansar e terminar em paz seu novo livro. A Casa está caindo aos pedaços e ela tem que reformar, e a medida que vai recuperando a casa, também recupera sua vida.

Porém enquanto ela cuida da reforma de sua nova casa acaba conhecendo um novo homem, que reacende sua paixão.

O Filme é baseado na biografia da autora do livro, e o que mais encanta, muito mais do que o Romance com o Italiano lindo, são as locações, paisagens, experiência pessoal, o charme, as parreiras, a atmosfera, absolutamente TUDO no filme é apaixonante.

Tenho certeza que se você assistir esse filme, também vai colocar a Toscana nos seus planos o dia que você for conhecer a Itália.

Veja mais sobre o filme Sobre o sol de Toscana nessa matéria aqui.

Veja aonde assistir sobre o sol de toscana.

Sob o Sol de Toscana - FIlmes para viajar em casa

Comer Rezar e Amar

Esse filme é um filme para viajar em todos os sentidos. internos e externos.

Elizabeth Gilbert é uma mulher que aparentemente tem a vida que sempre quis:

Um bom emprego, um marido apaixonado, uma casa grande nova, mas ao invés de se sentir bem, sentiu tristeza, pânico e pediu o divórcio.

Entrou em depressão e em outro namoro fracassado.

De repente, resolveu largar o emprego, vender tudo e passar um ano viajando para fazer uma viagem de auto conhecimento. Na Itália buscou a arte, e o prazer. Comeu gelatto, pasta, e se divertiu demais sozinha, passando por lugares lindos e históricos, afinal, é Itália né?

Na Índia aprendeu a rezar, meditar, se conectar com a fonte e se espiritualizou.

Em Bali, encontrou o equilibrio e o AMOR.

Comer Rezar e Amar- FIlmes para viajar em casa

É um filme que vale demais a pena assistir. É leve, bonito gostoso e com lugares de tirar o fôlego. 

Comer Rezar e Amar - FIlmes para viajar em casa
Comer Rezar e Amar- FIlmes para viajar em casa

A Vida secreta de Walter Mitty

A Vida Secreta de Walter Mitty é um filme que me tocou demais.  Quando eu vi o título realmente não sabia que esperar, e foi uma surpresa que me tocou a fundo.. Pela sinopse, achei que fosse sobre um homem MUITO Criativo.

A história é a seguinte (não se preocupe, não vou dar spoilers, apenas falar sobre o filme e porque me identifiquei tanto.

Walter Mitty é solteirão nerd, tímido, super comum, que trabalhava na sala escura da revista LIFE*, revelando fotos, sua vida era tão chata que seu único escape era SONHAR acordado.

A Vida secreta de Walter Mitty- FIlmes para viajar em casa
A Vida secreta de Walter Mitty
A Vida secreta de Walter Mitty- FIlmes para viajar em casa

Walter Mitty  sempre achou que revelar as fotos era como ver um filme. Eu também Viajo nas fotos e nos filmes até hoje.

Sabe quando você vive dentro dos filmes, sente o que o personagem sente, sente as mesmas emoções etc,  mas nunca imaginou que aquilo realmente poderia acontecer, com você, ou simplesmente você tinha medo demais do que poderia acontecer se tentasse, até o dia que tentou?

Você também se identificou?

A vida toda ele sonhou em conhecer, e tinha muita criatividade. Sempre se imaginou, criou um personagem corajoso, aventureiro que viajava por todos os lugares das fotos, porque nunca teve coragem de SER quem ele realmente sonhou.

Pare de sonhar, comece a viver

Um dia a revista anuncia que vai fechar, e o filme com a foto da capa da edição final da revista simplesmente desapareceu.

Sem saber o que fazer, ele tomou uma decisão. Saiu pelo mundo para encontrar o fotógrafo que tinha tirado a foto da capa.

Ao longo da sua jornada pela busca do filme, Walter Mitty vai mudando. Ele passa por destinos exóticos, diferentes, vive aventuras incríveis, e em poucos dias ele vive mais do que em toda sua vida.

Sua personalidade, maneira de vestir, jeito de falar, tudo nele muda. Ele se torna mais seguro, mais maduro, e vai se tornando uma pessoa cada vez mais interessante.

Ele passa pela Islândia, Tibet e outros lugares nada turísticos e vive verdadeiras aventuras, exatamente como o personagem que ele havia criado. Incorporando a sua própria personalidade  e se transformando em um novo Walter Mitty, espontâneo, divertido e sem medos.

Esse filme é uma jornada ao mesmo tempo interna e externa, e mostra para as pessoas que cada vez que viajamos crescemos um pouco e amadurecemos como pessoa. O Filme é fechado, e o final eu adorei.

Se você é um viajante, você vai AMAR esse filme. Se você tem vontade de viajar, mas nunca viajou, também vai se identificar com esse filme.

Veja mais sobre esse filme na matéria que eu escrevi aqui.

* (uma revista muito famosa nos EUA, de 1936 até 2000, que teve as pessoas mais famosas do século na capa, artistas, presidentes, rainhas, mas também teve soldados, marinheiros, Homem na lua etc, ou outros assuntos como história, geografia, noticias, lugares e cotidiano. )

Veja onde assistir A VIDA SECRETA DE WALTER MITTY

Forrest Gump

Forrest-Gump_ o contador de histórias- FIlmes para viajar em casa

Forrest Gump é um filme de 1994, estrelado por Tom Hanks, ganhou 6 Oscars e foi a segunda maior Bilheteria do ano, atrás apenas de Rei Leão.

O filme fala sobre um garoto de QI baixo chamado Forrest Gump, que nasceu com problemas na coluna e usa um aparelho nas pernas para corrigir.  Um dia fugiu dos valentões que aplicavam bulling na escola devido a sua deficiência e baixa inteligência, saiu correndo tão rápido que o aparelho simplesmente se desfez e ele descobriu que sabia fazer uma coisa MUITO BEM. CORRER. 
Forrest também tem outra peculiaridade. Ele vê o mundo com uma alegria de viver e uma doçura que deixa todos encantados. Ele nunca vê problemas e enxerga o mundo sempre de maneira positiva.

Seu maior prazer é contar suas histórias. E por acaso elas são tão interessantes que é muito difícil parar de ouvir, e para alguns são tão incríveis que nem parece ser reais.

E que por acaso ele conta com tanta naturalidade as histórias que parece que ele está contando o que comeu no jantar.

Forest Gump e sua caminhada

Para Forest tudo é simples. Se você quer chegar em algum lugar, você simplesmente vai até lá.

Apesar desse filme não é exatamente o filme sobre uma viagem externa, mesmo tendo locações maravilhosas e ele tendo cruzado os EUA 4x a pé durante 3 anos,  e até hoje ainda deve ter gente que viaja e pensa, o Forrest Gump passou por aqui.

A Famosa rede de restaurantes BUbba Gump Camarões, teve origem nesse filme.
A Famosa rede de restaurantes BUbba Gump Camarões, teve origem nesse filme.

Definitivamente é um filme que vale a pena assistir. Mesmo sendo antigo, o filme é atemporal, e mesmo alguns efeitos especiais de algumas cenas terem envelhecido um pouco, é um filme que DEVE ser visto. 

Veja onde assistir Forest Gump!

O Fabuloso Destino De Amelie Poulain

o Fabuloso Destino de Amelie Poulain- FIlmes para viajar em casa

Esse famoso filme francês não é exatamente sobre viagens, mas é um filme que além de se passar em Paris, é um filme que eu nunca esqueci por causa de uma das travessuras que a Amelie Poulain fez no filme.

O Filme é super colorido e saturado, o próprio filme é uma obra de arte e as cores verde em vermelho, refletem um pouco do espiríto dessa moça nada convencional.

Amelie , é uma jovem super criativa do interior da França e que vai trabalhar em um café em Paris.

Um dia deixaram uma caixa no café,  e Amelie resolveu descobrir quem é o dono da caixa e devolver, e encontrar o dono da caixa passa a ser sua “missão” de vida, e o filme é sobre a investigação de Amelie. O Enredo, a princípio, parece bobo, mas você vai se apaixonando pela mente infantil e pura de Amelie, assim como a maneira que ela narra os acontecimentos e se vinga das injustiças.

O filme é totalmente diferente do estilo Hollywodiano. Tem que prestar atenção o tempo todo,
A narrativa é ótima, os cenários, as cores, tudo é intenso e leve, bonito e fofo ao mesmo tempo.

O que mais me marcou nesse filme foi a história do pai de Amelie. 

O Pai de Amelie era viuvo e ficou anos dentro de casa, em depressão, vivendo a rotina que ele vivia com a falecida esposa, e chorando pelos cantos .

Amelie, sempre que o visitava falava pra ele viajar e conhecer o mundo.

Um belo dia Amelie teve uma ideia. Pegou o Anão de Jardim do pai e entregou para uma amiga aeromoça e pediu pra ela tirar uma foto de polaroid do Gnomo em várias partes do mundo.

Toda semana o pai recebia uma foto do anão em um ponto turístico diferente do mundo.

O pai não entendia como a estátua do gnomo estava viajando tanto.

O Dia que a estátua voltou, foi quando ele resolveu viajar e conhecer o mundo.

Peixe Grande

Peixe Grande é um filme do Tim Burton que fala sobre um homem que amava contar  histórias e ele conta suas histórias de vida de forma tão encantadora que parecem um conto de fadas.

Seu filho incrédulo sempre teve problemas com o pai, e sempre viu o pai como um homem ausente, extremamente carismático, mas que nunca estava em casa e sempre achou que nenhuma de suas histórias incríveis era verdade e cresceu com a mágoa de que não sabia nada sobre seu pai, mesmo ele tendo a vida toda tendo passado a vida contando histórias.

Um dia seu pai ficou muito doente, e depois de uma briga e anos sem ve-lo, ele foi visita-lo. 

Durante esse tempo, ele começa a descobrir mais sobre o pai e que nem todas as histórias eram mentira.

Esse é um filme sobre um homem que “viajava” na imaginação, nos sonhos e nas lembrança, e que AMAVA contar histórias.

7 anos no Tibet

Esse filme de 1997 com Brad Pitt é baseado em história real, e conta a história de um alpinista austríaco chamado Heinrich Harre, extremamente egocêntrico que largou a família para escalar um dos picos mais altos do mundo simplesmente pela glória pessoal.  

De repente a Guerra 2 Mundial estoura e ele estava na Índia que em território inglês e ele foi preso.

Ao lado de outro alpinista ele consegue escapar para as montanhas do Tibet, se abrigando na cidade de Lhasa, onde ele entra em contato com uma cultura completamente diferente e ele se torna professor do Dalai Lama. Ensina sobre o Ocidente, a cultura, as línguas, ao mesmo tempo que aprende e se torna uma pessoa diferente.

O filme não é só lindíssimo, com um cenários deslumbrantes, ele também mostra a cultura, os ensinamentos, a mudança interior do jovem alpinista, que foi se transformando ao longo do filme. Sem contar com as lições de sabedoria, moral que o jovem Dalai Lama vai ensinando ao longo do filme.

Dalai Lama Harrer na vida real Muitos anos depois.
Foto de quando Harrer era professor de Dalai Lama

Quadrilogia Ferias Frustradas

Férias Frustradas (Vacations)

Essa comédia de humor ácido com Chavy Chase é tão icônica e um clássico dos anos 80 que rendeu 4 sequências e um remake em 2015. Quando a família sai de férias TUDO, absolutamente TUDO dá errado em cada filme. É uma coleção de filmes que fala sobre Perengues de Viagem.

Férias Frustradas (1983) Uma família atrapalhada resolve fazer uma roatrip e atravessar os EUA para ir em um parque de diversão chamado Walley World.

Férias Frustradas

Férias Frustradas Na Europa

Nesta sequência, de 1985, a família ganha a viagem em um concurso de TV, mas a viagem não era nada do que eles imaginaram..A excursão era de quinta categoria, o quarto era coletivo, o tour pelo Louvre durava 3 minutos e por aí vai. São filmes que você fica em duvida se ri ou se chora, geralmente eu chorava de tanto rir. 

Férias Frustradas na Europa

Férias Frustradas de Natal

Nesse terceiro filme da Série de 1989, Clark, o azarado chefe da familia Griswold, resolve fazer planos para uma grande comemoração de final de ano.

Férias Frustradas em Las Vegas

Em 1997 fizeram o último filme da franquia 14 anos depois.  Trocaram as crianças mas os pais continuaram os mesmos como no filme anterior. 

Aqui a família azarada resolve ir para Las Vegas tentar a sorte. 

Ferias FRustradas

Não sei se uma pessoa mais jovem vai ver tanta graça nos filmes antigos quanto a galera que viveu nos anos 80, porque o filme é antigo e o humor é diferente, mas se você é do tipo que curte nostalgia vai AMAR os antigos.

Se você é mais jovem provavelmente vai gostar do Remake que fizeram em 2015, e se gostar, pode ter curiosidade para ver os mais antigos.

Férias Frustadas (2015)

Rusty Griswold surpreende sua esposa e seus dois filhos com uma viagem que atravessa o país para o parque de diversões favorito da família o mesmo parque do filme original Walley World.

O Elenco é otimo! Ed Helmes, Christina Apple Gate , Chris Hemsworth , Leslie Mann e no final a aparição do elenco original dos clássicos.

É uma comédia sobre roadtrip de chorar de rir.

Prenda-me se for capaz

Esse filme de Steven Spielberg de 2002, já seria sensacional mesmo que não fosse história real. (O que deixou o filme ainda mais inacreditável).

A história conta sobre a vida de Frank Abagnale Jr. (Leonardo di Caprio), um jovem que se formou em medicina, direito e virou copiloto de avião antes de completar 18 anos de idade.

O mestre dos disfarces e na arte da falsificação, esse adolescente vive como Milionário, faz o que quer e foi o ladrão de bancos mais bem sucedido da história dos EUA aos 17 anos de idade.

Mas um investigador do FBI o excelente Carl Hanratty (Tom Hanks), está na cola de frank, e não importa o que ele faça, ele sempre um passo atrás de Frank, e por mais incrível que possa parecer, o menino acaba vendo no investigador, a presença do pai ausente.

O Filme é dinâmico no estilo gato e rato e você fica encantado no roteiro desse filme. 

O filme em si não é exatamente sobre viagem, mas possui várias locações e você praticamente “viaja” nas aventuras de Frank o filme inteiro.

filmes para viajar

8 comentários

Normeide Carvalho · 18/05/2021 às 14:56

Incrível a relação de filmes para viajar em casa. Vou aproveitar para ver aqueles que não vi ainda. Parabéns pelas indicações.

elizabeth · 19/05/2021 às 20:59

Uau, você arrasou nas dicas de 10 filmes para viajar em casa. Amei todos. Obrigada por compartilhar, adoro acompanhar o blog. Beijinhos

    Hebe · 20/05/2021 às 09:17

    Cintia adorei sua seleção de 10 filmes para viajar de casa.
    Só não vi 3. Mas já quero. Vou aproveitar o final de semana e zerar sua lista. Kkkkk

Ângela Martins · 20/05/2021 às 10:28

Adorei sua lista de 10 filmes para viajar sem sair de casa. Já preparando minha pipoca por aqui!

Deyse Marinho · 25/05/2021 às 18:03

Amei a sua sleção de filmes para viajar sem sir de casa. Os que eu mais amo são Sob o sol de Toscana, Penda-me se for capaz, Peixe Grande, Fabuloso Destino De Amelie Poulain e Forrest Gump.

Sylvia Leite · 08/06/2021 às 07:46

Ótima seleção de filmes para viajar sem sair de casa. Em tempos de pandemia, não tem melhor opção.

Cintia C. · 09/06/2021 às 17:19

Ahhh eu amei essa seleção de filmes para viajar sem sair de casa! Cada clássico maravilhoso!! Eu já assisti a maioria deles e já anotei os outros para assistir também!

Aline Laudelina Pires · 01/07/2021 às 17:39

É muito bom viajar sem sair de casa e essa seleção ficou fantástica, alguns já vi e revi algumas vezes, outros já listei para assistir.

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *