Top 10 – 10 passeios imperdíveis em São Paulo
Muitas pessoas não fazem ideia de São Paulo é uma cidade com infinitas possibilidades de entretenimento. Mas vou escolher aqui os TOP 10 – Os 10 passeios imperdíveis em São Paulo, na ordem que eu mais gosto. Minha lista não está na ordem dos dos passeios mais comuns dos turistas, mas em ordem que eu mais gostei. Os Top 10 passeios imperdíveis em São Paulo. Alguns são mais conhecidos e tradicionais, e outros nem tanto.
10- Museu de Arte Sacra de São Paulo
O Museu de Arte Sacra de São Paulo é um prato cheio , não apenas para quem gosta de arte barroca e arte sacra, mas para outro tipo de público também é um passeio bem legal. Pessoalmente não sou tão fã de arte sacra quanto de outros tipos de arte como surrealismo, impressionismo, realismo, etc, mas foi um museu que me surpreendeu. Lá tem um dos 3 maiores presépios do mundo. São em torno de 10 metros de presépio, com peças esculpidas a mão, por artistas Italianos, com mais de 200 anos de idade. O presépio faz parte do acervo permantente do museu, mas em uma área separada do museu que está aberta apenas da
Além do acervo permanente (o que inclui esse presépio incrível) ainda tem exposições temporárias. No video abaixo tem um pouco da minha experiência neste museu e a exposição que estava no segundo semestre de 2019.
9- Memorial da América Latina
O Memorial da América Latina é um centro cultural, político e de lazer.
Sempre tem shows e exposições muito legais, assim como festivais de comida e música nos finais de semana. Geralmente os festivais de comida tem entrada Franca. E food trucks de vários tipos de comida com a temática.
Vale super a pena conferir o calendário. Abaixo segue uma exposição do Batman que fui em 2019 no Memorial da América Latina. A exposição estava incrível!
8- Teatro Municipal
O Teatro Municipal é um prédio bélissimo. Foi projetado por Ramos de Azevedo e inspirado na Ópera de Paris.
Se tiver a chance de assistir um concerto no Teatro, assista. Também existe um passeio gratuito no período da tarde, mas o ingresso precisa ser reservado pelo site da eventim.

7 – Parque do Ibirapuera
O parque do Ibirapuera é uma opção imperdível para se conhecer. Além do parque ser enorme, gratuito, tem dezenas de programas para se fazer lá dentro como 5 museus, (Museu de Arte Moderna, Museu AfroBrasil, Museu de Arte Contemporânea, Bienal, Pavilhão das Culturas Brasileiras) além da marquise (Oscar Niemayer), planetário, Jardim Japonês, apresentação da fonte do lago, etc 7

6- Centro Cultural Banco do Brasil
O Centro Cultural Banco do Brasil fica no centro da cidade de São Paulo e além das exposições maravilhosas e na maioria gratuitas, o passeio já vale pela própria arquitetura do prédio que é encantadora!

No início de 2020 fui na exposição do Egito Antigo. Olha que espetáculo. Era gratuita.


5- Free Walking Tour
(Centro, Vila Madalena e Avenida Paulista)
O Free Walking Tour é um passeio tradicional que existe em vários países do mundo onde Guias voluntários passeiam a pé pela cidade, contam história, de graça. Depois você dá uma espécie de gorgeta, ou quanto você acha que ele merece, ou quanto você pode pagar. Nada é cobrado, mas ele está cedendo seu tempo voluntariamente, então se você puder, é bom ajudar.
Na cidade de São Paulo, existem 3 passeios.
Um no centro da cidade, um na Vila Madalena (Beco do Batman) e um na Avenida Paulista. Meu favorito é o do centro velho de São Paulo, mas se você tiver que escolher apenas um, escolha o do centro que é lindo demais. Depois volte nos lugares que você mais gostou.

4 – Farol Santander / Mosteiro de São Bento
o Farol Santander fica próximo a estação São Bento do Metrô. É um prédio muito alto com um mirante com uma vista que dá pra ver muito longe a cidade. O prédio era conhecido como Banespão, antiga matriz do Banespa. O prédio tem 8 andares de exposição sendo 4 temporários e 4 permanente. As exposições são sempre sensacionais, e tem duração de 3 meses. Considero um programa imperdível em São Paulo. No meu canal do youtube tem 3 videos sobre exposições do Farol Santander.
Já o Mosteiro São Bento, fica de frente para a estação de metrô São Bento e fica a poucos quarteirões do Farol Santander, e com certeza dá para fazer os dois programas no mesmo dia. Esse mosteiro é antigo e belíssimo. Infelizmente não pode tirar foto lá dentro, por isso vou ficar devendo a foto aqui no Post. Mas vale a pena conhecer. Se quiser também tem uma lojinha com produtos como licores e artesanato feito por monges.


3- Tour na Avenida Paulista – Mirante do Sesc, FIESP, MASP, Casa das Rosas e Japan House
A Avenida Paulista é um dos principais pontos turísticos da cidade. Além de ser um dos mais famosos cartões postais da cidade, a Avenida fecha aos domingos para o público passear, e fazer caminhada.
Você também pode fazer um Free Walking Tour na Paulista, que dá uma passada rápida nos pontos turísticos,mas não entra em nenhum. O Free Walking tour da Avenida Paulista fazem as terças, quintas e sextas as 3h30 e tem duração de 2h30.
Mas ainda acho que vale a pena começar a passear bem cedo e fazer pelo menos algumas coisas na parte da manhã..
Como tem linha de metrô na avenida inteira, é mais fácil chegar de metrô do que de carro, porque pode demorar pra conseguir estacionar. Além de passear na avenida, você pode conhecer vários pontos turísticos a pé, andando pela Avenida Paulista, como por exemplo o Mirante do Sesc, o prédio da Fiesp, onde sempre tem exposições, e a casa das rosas que fica de frente para a Japan House.
Com certeza vale a pena planejar um dia da semana para passear na Avenida Paulista. Se chegar bem cedo, consegue fazer todos no mesmo dia.


2- Pinacoteca do Estado de São Paulo/ Estação da Luz
A Pinacoteca é um museu de arte maravilhoso, de frente pra Estação da luz (metrô), um passeio a parte que dá pra fazer no mesmo dia.
A Arquitetura inacabada do final do século XIX e início do século XX, trazem um ar rústico e encantador para um museu que já seria uma verdadeira obra de arte por si só. O acervo da pinacoteca é enorme e tem uma parte com o acervo permanente, e em algumas áreas o acervo é temporário.
O ingresso da Pinacoteca custa apenas R$10 a inteira e R$5 a meia entrada.. Para mais detalhes, clique aqui.



1- Museu Catavento
Embora este museu esteja longe de ser o mais famoso ponto turístico de São Paulo, confesso que o Museu Catavento é o museu que eu mais gostei na cidade de São Paulo. Esse museu de ciências é mais divulgado nas escolas e é conhecido normalmente por pais que ouvem falar porque tem excursão escolar.
Embora existam muitas excursões escolares, esse museu não é um museu infantil. Ele explica de maneira simples e prática, através de invenções interativas e interessantes, de uma forma que qualquer pessoa , de qualquer idade, passe a entender todos os tipos de Ciências. Por isso eu diria que é um museu para todas as idades, e deveria ser muito mais divulgado.
O Museu Catavento é enorme, alegre, super colorido. O Prédio é antigo e projetado por Ramos de Azevedo, o mesmo arquiteto que projetou o Teatro Municipal e a Casa das Rosas na Avenida Paulista. Esse prédio Maravilhoso, já foi até sede da prefeitura de São Paulo.
Se quiser saber mais a respeito desse museu incrível, clique aqui.



Parque da Independência - Museu do Ipiranga
O museu do Ipiranga é o maior e mais famoso museu da cidade de São Paulo e está localizado no Parque da Independência. Ele ficou fechado por 9 anos, mas em 2022 ele reabriu e é um passeio imperdível. O passeio cultural mais famoso da cidade de São Paulo, que é considerada a Meca cultural da America Latina.
Veja mais sobre o Parque da Independencia e o Museu do Ipiranga AQUI.

