Museu Catavento

O Museu catavento é um museu de ciências maravilhoso que tem na cidade de São Paulo. E é um passeio tão imperdível para turistas quanto para cidadãos paulistanos.

Confesso que eu sou paulista e não conhecia esse museu MARAVILHOSO, e só descobri porque pesquisei no Google sobre passeios em São Paulo, para gravar conteúdo para o meu canal no Youtube, o Viajando com a Cintia.

Fui de metrô. Desci na estação D.Pedro II e andei uns 15 minutos a pé até o museu. Mas passei por baixo de um viaduto e tinha uns mendigos. Achei um pouco perigoso, mas andei rápido e não aconteceu nada. Mas se não quiser arriscar, ou tiver com crianças, então se quiser pegar um uber ou 99, sai bem baratinho, porque não é nem 5 minutos de carro. Talvez dê um pouco mais porque o taxi vai ter que fazer um retorno, ou te deixa do outro lado da avenida. Mas mesmo assim deve sair uns 7 reais, que é a tarifa mínima.

Cheguei no museu Catavento e fiquei extremamente surpresa com a beleza e a arquitetura daquele prédio lindíssimo, chamado Palácio das Índustrias, projetado por Ramos de Azevedo, o mesmo arquiteto que construiu o Teatro Municipal em São Paulo. Esse palácio maravilhoso já chegou até a ser sede da prefeitura de São Paulo.

Palácio das Indústrias - Museu Catavento
Eu no Jardim do Museu Catavento.
Uma réplica da LUCY, a australopitecus de 3,2 milhões de anos que preencheu a lacuna de milhares de anos entre 2 os tipos de antepassados humanos, e foi o fóssil mais completo já encontrado.

Ainda na parte externa do museu, tem uma área falando sobre os meios de transporte.
Tem toda a evolução do carro, avião, trem, e locomóveis em geral.

Um avião original do primeiro modelo fábricado no Brasil, e uns dos mais usados do mundo. Esse modelo era da Varig.
Um pedaço do primeiro avião a transportar passageiros. Imagina pegar uma turbulência nesse teco teco..
Um vagão de um trem no início do Século XX
Locomóveis. - Diversos tipos de meios de transporte

Ao entrar no museu me surpreendi com o tamanho. O museu é todo colorido e tem tantas opções que você não sabe nem por onde começar!

Biomas do Brasil explica sobre os tipos de vegetação do nosso país de uma maneira bem interativa
Ouça o canto dos pássaros no Brasil.

Esse museu é incrível mas não é muito divulgado e nem mesmo os moradores da cidade de São Paulo conhecem. Somente quem é pai ou mãe conhecem o museu porque o passeio é divulgado nas escolas, então sempre tem excursões durante a semana.

Mas o museu não é apenas para criança. Qualquer adulto vai se divertir neste museu, que explica ciência de forma simples e interativa, de forma que qualquer pessoa leiga possa aprender.

Esta parte explica as cadeias de DNA
Depois você passa pela área da Mecânica
Eu entrei dentro de uma bolha de sabão gigante nesta invenção.
Essa área explica a física através de muitas invenções interativas. As crianças de todas as cidades se divertem.
Essa maquina explica quais os eletrodomésticos que gastam mais energia, ajudando as pessoas a entenderem e economizarem
Essa parte fala sobre a ótica, explicando a refração e o percurso da luz.
Esse é o gliptodonte. Ele era brasileiro e é o antepassado do Tatu. Ele chegava a 1,20m de altura e 2 metros de comprimento.
A escadaria do Museu Catavento
Essa parte fala sobre os átomos.

Esse museu é MUITO grande. Eu andei por 4 horas e não vi muitas partes ainda, tanto porque já ia fechar, quanto porque durante a semana o subsolo fica fechado. Eles falam sobre drogas, tem laboratório de química, área de astronomia, realidade virtual, parede de escalada,  tem tantas coisas que vocês não conseguem nem se quer imaginar.

Tem a área que fala sobre os nossos sentidos, sobre o funcionamento do corpo humano.
Tem a área que fala sobre os nossos sentidos, e o funcionamento do corpo humano.
Tem um coração enorme na área que fala sobre o corpo humano.
Essa parte fala sobre a similaridade entre os ossos humanos e de outras espécies de animais.
Essa Parede de escalada com personalidades famosas, como Santos Dumont
Esse teto, é no corredor da área dos átomos
Tem uma área dedicada a todos os tipos de droga falando do quanto faz mal a saúde. Os guias e funcionários do museu vão explicando para as crianças
Achei esse vitral simplesmente maravilhoso
Tem até sessão de cinema de realidade virtual
Também tem uma área voltada a reciclagem
As atrações do subsolo infelizmente eu não pude conhecer porque fui na terça feira que é gratuito, e só abre aos finais de semana, quando o museu é bem mais cheio.
Eu no jardim da parte de dentro do museu catavento. Atrás de mim é o borboletário
Essa é uma área onde tem palestras e um estúdio para tirar fotos.
Até a lanchonete é tematizada.

Eu realmente não tenho COMO colocar fotos de todas as áreas. O lugar é lindo demais. Incrível demais. Esse está entre os museus que eu mais gostei até hoje. Ele realmente me fez lembrar a parte futurista do Epcot em Orlando.
Se quiser ver um pouco mais aqui está um video que eu fiz sobre esse passeio.

Pessoal, não deixa de assistir meu video no youtube sobre o Museu Catavento! Aproveita e conheça um pouquinho desse lugar lindo aqui comigo!
Tá bem legal!

Se quiser se inscrever no meu canal se inscreva aqui:

Não esqueça de me seguir nas redes sociais:

Instagram: @viajandocomacintia

Facebook: https://www.facebook.com/viajandocomacintia/

Youtube: https://www.youtube.com/c/viajandocomacintia

————————
>>Não clique aqui!<<

27 comentários

LUCIO FABIO DA COSTA JUNIOR · 05/11/2019 às 08:39

Gente, eu nunca tinha ouvido falar desse museu. Adorei a dica e fiquei encantado com tudo que oferece. Apaixonadíssimo pelo palácio que está instalado o Catavento. Que lugar lindo!

Cintia · 05/11/2019 às 23:23

Esse museu é MUITO mal divulgado. Só escola e pais que conhecem. Mas a maioria nunca nem ouviu falar neste verdadeiro TESOURO!

Daniela · 05/11/2019 às 08:48

Já amei essa dica!! Sou louca por museus como esse! Final do. Mês vou para São Paulo de novo e vou aproveitar para conhecer!

Cintia · 05/11/2019 às 23:22

Tenho certeza que você vai AMAR este museu!!

Juliana · 05/11/2019 às 11:30

Cara, amei o post! Eu sempre digo que quero ir nesse museu, mas nunca planejo de fato. E parece tão interessante, tanto para crianças quanto para nós, adultos.

Cintia · 05/11/2019 às 23:20

É MARAVILHOSO esse passeio. MESMO. Eu não tenho filhos e quero ir, levar meu marido e se bobear a familia toda.
    É MUITO legal, para qualquer idade MESMO!

Noelia · 05/11/2019 às 15:27

Fiquei apaixonada por esse museu! Pena que não consegui visitar !

Cintia · 05/11/2019 às 23:21

Pena mesmo! Mas terão outras oportunidades!

Tom · 07/11/2019 às 13:02

Gente, confesso q nunca tinha ouvido falar nesse museu e to chocada com o tamanho dele! Quanta coisa! Adorei saber que temos o Future World do Epcot, logo ali em SP! 🙂

Cintia · 15/11/2019 às 00:09

Bem isso mesmo!!Agora só falta conhecer!

Isa · 08/11/2019 às 15:38

Nossa que museu incrível, nem acredito que sou de São Paulo e não conhecia ele!

Cintia · 15/11/2019 às 00:08

Você teve a mesma reação que eu tive quando cheguei lá hehehehe

Deyse Marinho · 08/11/2019 às 16:46

Esse post é maravilhoso! Nós aqui amamos visitar museus, passeios históricos e culturais com nossa mascotinha. Ele é lindo, cheio de atrações curiosas, a edificação onde está instalado é imponente! Eu não conhecia esse museu e vou querer conhecer da próxima vez que for a SP.

Cintia · 09/11/2019 às 00:03

Não deixa de ir Deyse! A familia toda vai AMAR! É um dos lugares que eu mais amei aqui em SP!

Priscila · 10/11/2019 às 11:59

Uau! Que legal esse museu ! Ótima dica pra quando eu for em SP.

Cintia · 15/11/2019 às 00:07

Esse é um passeio que você não pode perder!

Irene Gomes · 11/11/2019 às 09:00

Minha irmã visitou e amou, eu ainda não conheço. Voltando à SP vou com certeza! 🙂

Cintia · 15/11/2019 às 00:06

Ai Irene! Você precisa conhecer! Esse museu é simplesmente maravilhoso! É um dos meus favoritos aqui em SP. Isso se não for o favorito hehehe

Sil Mendes · 11/11/2019 às 11:51

Adoro quando encontro um post como seu com dica de lugar que não sabia que existia, como é o caso desse museu. Fiquei encantada e doida p conhecer.

Cintia · 15/11/2019 às 00:16

Sil! Tenho certeza que você vai AMAR esse museu!! Tenho certeza que você ainda vai conhecer um dia!

Maiara Barbosa · 11/11/2019 às 11:52

Desde criança, sempre tive vontade de visitar esse museu, mas nunca fui. Vendo suas fotos, a vontade aumentou ainda mais! =)

Cintia · 15/11/2019 às 00:17

Menina teve andar que eu nem cheguei a ver! Tem muito mais coisa do que o que eu mostrei aqui no post!

Sonia Pedrosa · 06/01/2022 às 20:20

Que museu legal, eu não conhecia! E o prédio é lindo, maravilhoso. Ótima dica de passei em São Paulo para quem quer sair do lugar comum.

Cintia · 07/01/2022 às 16:50

Esse é meu museu favorito em São Paulo. Pouca gente conhece (Normalmente só quem tem filho ou é professor, porque tem muita excursão de escola) e foi um dos passeios mais divertidos que eu já fiz por aqui.

Top 10 - 10 passeios imperdíveis em São Paulo - Viajando com a Cintia · 12/06/2020 às 00:51

[…] 1- Museu Catavento […]

Beyond Van Gogh - Viajando com a Cintia · 18/04/2022 às 11:23

[…] está ou mora em São Paulo e curte Museu de Ciências? Olha com certeza o Museu Catavento não pode ficar fora do seu […]

O que fazer em São Paulo - Viajando com a Cintia · 15/01/2024 às 20:26

[…] Museu Catavento,  – Um museu de Ciências maravilhoso, feito em um prédio planejado por Ramos de Azevedo, o mesmo arquiteto que fez o Teatro Municipal de São Paulo. O que já faria o passeio já valer a pena mesmo se as exposições não fossem tão incríveis. […]