Itaipu Binacional – A maior Usina Hidrelétrica do Mundo
Itaipu Binacional
Só fui porque estava incluso no passaporte das 3 maravilhas que comprei, e é um dos pontos turísticos de foz do iguaçu, mas nada que me chamasse a atenção. Na minha humilde imaginação pensava em itaipu como uma represa, embora soubesse que era uma usina não tinha muita noção. Aqui em São Paulo tem a represa Billings e a Guarapiranga que são grandes e bonitas, imaginei algo parecido. Para minha surpresa foi um passeio que eu adorei. Nunca tinha visto nada parecido. Nunca imaginei que poderia ser TÃO GRANDE.
Eu não sabia que Itaipu é a maior usina hidrelétrica do mundo. Não sabia que se a água no mundo acabasse a água dessa represa poderia abastecer o mundo inteiro por 1 mês. Eu me impressionei e me apaixonei. Meu marido deu risada quando me viu chorar no vídeo institucional que eles passam antes de você pegar o ônibus, aí eu disse que era TPM, rsrs.
Um pouco da história e números
Itaipu é binacional porque pertence aos 2 países, Brasil e Paraguai. Durantes muitos anos foi uma região muito disputada entre Brasil e Paraguai, até que em 1966 foi assinado pelos 2 governos militares um tratado de exploração da região. Basicamente, “Já que não conseguimos negociar de quem é quem, vamos inundar essa região, criar a maior usina hidrelétrica do mundo e dividir os lucros.”
Até 1976 foram construídas 9.000 moradias para funcionários da Itaipu Binacional, além de hospitais.
Ela custou uma verdadeira fortuna. Mas valeu cada centavo. Criou se várias indústrias próximas para criar a matéria prima e material para a obra da represa. A região cresceu muito para criar essa construção que já foi considerada uma das 7 maravilhas do mundo moderno.
A barragem tem 7.919 metros de extensão e uma média de 150 metros sendo a crista ou área mais alta chega a 225 metros de elevação (Uma boa parte está dentro da terra). Ela é colossal e não tem como ter ideia do tamanho apenas olhando as fotos..
Composta de 6 partes , e só a barragem principal tem 196 metros de altura, o equivalente a um prédio de 65 andares.. Cada turbina pesa 300 toneladas. Imagina o trabalho para levar até lá?
Os números da obra são surreais. Para a construção da barragem, foram despejados 12,3 milhões de metros cúbicos de concreto. Em um único dia, foram lançados 7.207 metros cúbicos de concreto, com a utilização de 7 cabos aéreos. Isso equivale a 10 andares a cada hora. Foram 40.000 pessoas trabalhando lá. A rotatividade era alta então chegaram a ser contratadas 5.000 pessoas/mês.
Em 1982 terminou a barragem. Começou um projeto para salvar os animais da região que seria inundada. Mais de 36.000 animais foram salvos em uma operação chamada “Mymba Kuera”. pega-bicho em tupi guarani. Os moradores da região receberam indenização e foram morar uma parte no brasil e a maior parte no paraguai, porque no Paraguai era bem mais barato, e nessa região as pessoas são chamadas brasiguaios.
Com a inundação a maior cachoeira do mundo em volume de água chamada 7 quedas ou Salto do Guairá desapareceu. A cidade foi indenizada pois recebia muitos turistas graças a cachoeira. Mas ainda temos as cataratas do iguaçu. Em 15 dias de chuvas fortes o reservatório encheu, e ocupou uma área equivalente a 4x o tamanho da baía da Guanabara no rio de Janeiro.
Itaipu Binacional está em construção a 40 anos e ainda não acabou. cada ano ela aumenta, se moderniza e de ano para ano a produção de energia aumenta mais.
O Brasil teria que queimar 536 mil barris de petróleo por dia para gerar a energia que itaipu consegue gerar em um dia. Imagina qual seria o preço do combustível se não existisse essa represa..Imagina a quantidade de poluição que essa queima geraria? A energia da Itaipu é limpa e renovável.
O Paraguai tem 20 geradores e o Brasil 20 geradores. O Lado do Brasil produz um pouco mais, mas o lado Paraguai produz o suficiente para gerar energia para 90% do país, enquanto o Brasil possui 19% da energia do país.
Itaipu Binacional conseguiu esse ano o acúmulo de produção de 2,5 bilhões de MWh (Megawatts-hora) desde que foi criada. A segunda maior hidrelétrica do mundo desde que foi construída acumulou 800 milhões de MWh.
Bom, não quero contar aqui todas as informações sobre essa obra monumental, você tem que ir no passeio e visitar o Ecomuseu que tem mais informações e detalhes sobre essa usina. Agora vou voltar a falar de como é o passeio panorâmico da represa binacional.
O Passeio
Após assistir o vídeo institucional que passa a cada 15 minutos no salão do lado direito da entrada, próximo a saída dos ônibus, você vai pra fila do ônibus que sai a cada 15 minutos.
O Ônibus do Passeio de Itaipu
Na primeira parada é a vista panorâmica. O ônibus fica só 15 minutos parado para tirar umas fotos mas se quiser pode ficar mais um pouco e esperar pelo próximo. Passa outro em 20 minutos. Lá tem uma lanchonete e várias cadeiras como em um estádio para sentar e apreciar a vista da usina colossal. Você vê toda a barragem. Percebe o tamanho real quando vê pequenos pontos se mexendo, e ao olhar com mais atenção percebe que são alguns ônibus. Do lado vê um pequeno retângulo, lembra uma caixa de fósforos. É um prédio de 7 andares.. Você se sente tão pequeno, frente aquela maravilha criada pela mão humana. Eu pelo menos me senti…
A Vista da Barragem.
Na segunda parada tem um restaurante na beira da represa chamado O PORTO, com algumas mesas do lado de fora, com uma vista muito bonita.. Infelizmente já tinha fechado quando chegamos para fazer o último passeio então não sei qual a faixa de preços, e no passaporte das maravilhas tinha um desconto de 10%OFF pra esse restaurante.
Restaurante “Porto Katamaran”, ponto final do ônibus da panorâmica Itaipu.
Como sabíamos que estaria fechado quando chegamos, comemos em outro restaurante ainda no ponto inicial que é um bistrot muito gostoso, com combos, com prato bebida e sobremesa, que também tinha 10%OFF e não achei caro por ser dentro de um passeio. Deu uns R$30 ou R$40 por pessoa.
Como pegamos o último ônibus que sai do ponto inicial às 5h da tarde, assistimos o pôr do sol na represa e pegamos o último ônibus de volta as 18h. Foi muito bonito. Meu arrependimento foi não ter ido mais cedo.. e passado mais tempo sentar nas mesinhas do restaurante e ficar tranquilamente olhando a represa, fazer o passeio do Katamaran com jantar que é pago a parte.
Eu no ponto final do passeio da represa de Itaipu
Pôr do Sol na Barragem da usina de Itaipu
Pôr do Sol visto saindo da barragem da usina de Itaipu
Outra coisa que gostaria de ter feito é o Passeio panorâmico a noite que só tem nos fins de semana..As comportas acendem e ficam assim: Só que ao vivo é SEMPRE mais bonito.
Itaipu à noite.. só de fim de semana.
Panorâmica da Barragem. Mais de 200 metros de altura.
O Ecomuseu é muito próximo da represa , fica a 5 minutos de carro, acho que uma meia hora, 20 minutos a pé. Do outro lado da avenida, e a entrada está inclusa no passaporte das 3 maravilhas. É pequeno mas gostei dele. Só pela maquete gigante da região toda que ocupa todo o piso de um salão com cidades dos 3 países já fez por valer a visita. Lá também tem detalhes sobre a usina, curiosidades, peças, história, além de ter coisas desde escavações arqueológicas de 10.000 anos encontradas na região até os dias de hoje.
Outro ângulo do salão da maquete da região. A Maquete sobe nossos pés, de toda a região com as divisas entre os países.
O Salão do Ecomuseu com uma maquete gigantesca no chão de vidro