Cave in Basin National Historic site – Banff
Cave in basin historic site, é um passeio interessante porque lá tem uma caverna sagrada com uma fonte termal com propriedades curativas, devido ao alto índice de enxofre e sais existentes na água vulcânica.
CAVE IN BASIN HISTORIC SITE, foi descoberto em 1883 e tem uma outra piscina além da UPPER HOT SPRING. Além de ser um sitio histórico e um museu, tem um passeio interessante porque lá tem uma caverna sagrada com uma nascente de água termal chamada HOT SPRINGS, uma piscina de água termal com propriedades curativas, devido ao alto índice de enxofre e sais existentes na água vulcânica. Mas esta piscina já não está mais aberta a banho, apenas a UPPER HOT SPRING construída ao lado da Sulphur Mountain. Chegando lá você vê um túnel saindo de dentro do museu. Esse tunnel é artificial, mas é uma réplica perfeita do Tunnel da Sulphur Mountain. A entrada original da caverna é por cima e está coberta hoje por grades.






A água termal da HOT SPRINGs, na Cave in Basin, era considerada sagrada pelos nativos, que estão na região a milhares de anos. E dentro desta caverna eram feitas muitas cerimônias sagradas.
As águas termais eram usadas tanto para curar como para abençoar. Através dela os nativos se conectavam a mãe terra.

A piscina de água termal, localizada na CAVE IN BASIN, foi encontrada a primeira vez por James Hector em 1859 em uma expedição, e novamente em 1875. Mas foi com a vinda da ferrovia que três trabalhadores “descobriram” em 1883 e espalharam notícias sobre a piscina com as “deliciosas termas curativas de enxofre e sais minerais, que pareciam um banho turco”, transformando em um ponto turístico chamado HOT SPRING.
Essas termas ficaram famosas, pois SPAS eram moda na época.

O Turismo aumentou tanto que dois anos depois, o governo resolveu criar uma infraestrutura para desenvolver o Turismo. Foi então, criado o primeiro parque nacional Canadense, o Rock Mountains Park (parque das montanhas rochosas), que hoje tem o nome de Banff National Park. Em 2004 os indígenas voltaram a fazer Cerimônia na Caverna.
Além da Caverna, o sitio histórico tem um museu que conta a história, da criação de outros 5 parques Nacionais dos arredores, que foram criados nos 25 anos após a criação do Banff National Park. Tem Slides , tipos de rochas exclusivos da região, exibições interativas, espécies em extinção, e história do Parque, assim como a colonização pelos Europeus, uma loja interativa e um snack bar. Você sai do interior e vê uma paisagem linda cheia de montanhas, bandeira inglesa, além de uma caminho de madeira onde você pode conhecer um pouco e tirar mais um pouco de fotos.







A estrutura possui uma réplica do balneário original de 1887, a piscina e estrutura restaurada de 1916, trilhas para caminhadas. O Turismo aumentou tanto que a piscina foi considerada inadequada em 1902 e uma nova estrutura foi construída em 1904. Em 1914 foram construídas a casa de banho de pedra, as piscinas foram fechada em 1975, restauradas em 1985 e novamente fechadas em 1992. Hoje é o museu e centro interativo.



Mais ao fundo do jardim, saindo da área do museu tem uma outra construção, um MINI museu, explicando que durante a primeira Guerra Mundial, Cave in Basin, se tornou um campo de concentração de prisioneiros e muitas das construções do sitio, foram eles que fizeram. A maioria dos prisioneiros eram Ucranianos, mas o campo tinha também outros prisioneiros de países em que o Canadá estava em guerra.

Curiosidades:
A Água da caverna é bem fedida graças ao alto índice de enxofre, e possuem uma forma de vida unicelular pré-histórica de 3.5 bilhões de anos, verde azulada que só existe lá. Foi dado o nome de Thermophiles porque vivem apenas em lugares quentes. Eles formam um enorme tapete microbiano flutuante na água da caverna e cientistas acreditam que estudar estes microorganismos podem aprender algo sobre a origem da vida remota. Esse tapete microbiano faz fotossíntese como as plantas, esse tipo de organismo chama-se liquens ou fungo liquenizados, que são uma simbiose entre uma alga e uma bactéria ou uma cianobactéria, mas no caso é uma alga azul e uma bactéria vermelha. A bactéria protege a alga e a alga fornece alimento ao liquen, por isso chama-se simbiose. Interessante né?

Veja também os Posts sobre alguns passeios em Banff
Veja também o Post sobre Mount Norquay
Veja também o Post sobre Vermillion Lakes
Veja também o Post sobre Lake Louise
E aí gostou da matéria? Curte e compartilha!
Assina meu newspaper, e receba um e-mail assim que uma matéria for publicada!
Um grande beijo!
Cintia