Cidades Históricas pelo Brasil e pelo Mundo
Cidades Históricas e Ruínas pelo Brasil
São Miguel das Missões – Cidades Históricas
São Miguel das Missões é uma das pequenas cidades históricas que eu conheci no Brasil. Localizada no Rio grande do Sul, a cidade nasceu em volta da mais conservada ruína Jesuítica do Brasil. São Miguel das missões faz parte do Sete povos das missões, as Sete missões Jesuíticas da região. Lá ocorreu a Guerra Guaranítica onde 4000 índios morreram, massacrados pelo exército Português, Espanhol e Uruguaio.
A noite tem um show de LUZ E SOM nas ruínas jesuíticas, onde elas são iluminadas enquanto a voz da Fernanda Montenegro conta a história da guerra guaranítica. É maravilhoso e DEVE ser feito se você vai passar pelo menos 1 dia na cidade. As ruínas são o principal passeio da cidade, e recomendo ver tanto as ruínas durante o dia quanto a noite.
Veja mais sobre São Miguel das missões no post que eu escrevi sobre as ruínas na Roadrip pelo sul do Brasil que eu fiz no início de 2020.
Ouro Preto
Como falar sobre cidades históricas sem falar da cidade histórica mais famosa do Brasil? Ouro Preto, cidade histórica, é inteira no estilo barroco, e você se sente em uma verdadeira viagem no tempo. A cidade foi o primeiro local do Brasil a ser tombado como patrimônio histórico nacional. Chegou a ser a cidade mais populosa da América Latina com 40.000 habitantes em 1730.. e 80.000 apenas algumas décadas depois.
O Blog Expedições em família escreveu vários posts sobre Ouro Preto.
Sabará – MG – Cidades Históricas
Sabará é uma das cidades históricas de Minas Gerais, que faz parte da Rota do Ouro, e foi de lá que saíram alguns delatores da inconfidência Mineira.
O nome da cidade deriva
O Blog Expedição em Família fez uma lista excelente de coisas para se fazer em Sabará.
Mariana – MG – Cidades Históricas
Mariana foi a primeira vila, cidade e capital do estado de Minas Gerais. Ficou em primeiro lugar na disputa de Vila que arrecadasse maior quantidade de ouro, se tornando a capital da Capitania de Minas Gerais.
O nome Mariana foi uma homenagem a Rainha Maria Ana de Áustria, Esposa de D. Joao V, o Rei regente de Portugal na época.
Ela faz parte do quadrilátero Ferrífico e muitas construções do centro histórico também são tombados como patrimônio arquitetônico. E também foi a primeira cidade planejada do estado de MG,
A Norma do Viaje com Norma, escreveu um post sobre o que fazer em Mariana em um dia, bem legal chamado Atrações de Mariana – MG – 1 dia.
São João Del Rei – MG – Cidades Históricas
São João Del Rei foi uma das cidades históricas de Minas Gerais. Fundada pelo Bandeirante Tomé Portes del-Rei, que chegou na região em 1701, se tornou o O Arraial Novo do Rio das Mortes, em 1704 / 1705.
Em 1709 foi palco da Guerra dos Emboabas.
Em 1703, alcançou o Status de Vila de São João Del Rei, homenagem ao rei de Portugal D. João V.
A Deyse do blog Expedições em Família escreveu uma matéria bem legal sobre O que fazer em São João Del Rei, caso planeje uma viagem para lá. Detalhe essas cidades históricas de Minas Gerais são bem próximas umas das outras, e você pode conhecer todas elas em uma mesma viagem, se estiver de carro.
Petrópolis – RJ – Cidades Históricas
Petrópolis é uma das cidades históricas do Brasil, e uma das mais antigas. Conhecida também como CIdade Imperial, petrópolis também é uma das cidades mais seguras do Brasil. Tem o maior PIB e é também a cidade mais segura do Rio de Janeiro e a sexta cidade mais segura do Brasil.
A Cidade fundada por D. Pedro II, possui um clima ameno, muitas construções históricas e uma vegetação abundante.
Até o século XVIII a região era habitada exclusivamente por indígenas. Em 1822 D. Pedro I se hospedou na fazenda D. Pedro Correia, se encantou pela região e adquiriu uma fazenda chamada córrego seco que depois foi chamada de Imperial Fazenda da Córrego Seco, no qual pretendia construir um palácio.
D. Pedro II assinou um decreto de assentamento de um povoado, que foi formado por imigrantes alemães e a construção do tão sonhado palácio de verão, pois como o Verão no Rio de Janeiro era muito quente, a ideia era passar o verão nessa cidade mais amena. Petrópolis foi a segunda cidade projetada do Brasil, (a primeira foi Recife, projetada por Holandeses).
Todos os verões, toda a corte imperial se mudava para o palácio Imperial de Petrópolis.
Petrópolis também já foi capital do Rio de Janeiro por um período curto e quase todos os governadores passaram pelo menos uns dias na cidade imperial.
O Blog flor na cabeça escreveu uma matéria bem interessante sobre o que fazer em Petrópolis. 15 pontos turísticos históricos.
O Canal Na estrada com o Casal Rigotti fez um video maravilhoso sobre Petrópolis. Dá uma olhada.
Rio de Janeiro – RJ – Cidades Históricas
O Rio de Janeiro, apesar de ser a cidade turistica mais famosa internacionalmente e a capital do Estado do Rio de Janeiro é também uma das cidades históricas mais antigas do Brasil, e foi capital do império por alguns séculos.
Em Janeiro de 1502 o navegador Gaspar Lemos chegou a Baía de Guanabara e acreditando ser a foz de um rio, chamou o local de Rio de Janeiro.
Durante 28 anos foi apenas um porto de passagem. Foi em 1530 que foi enviada a primeira expedição de colonização. Os franceses estavam no local desde o início do século e estavam espalhados pela região. Durante 30 anos houveram batalhas e foi apenas em 1560 que os portugueses com a ajuda de tribos indígenas, finalmente conseguiram expulsar os franceses da região
Nessa época a capital da colônia era Salvador. Como Rio de Janeiro era uma cidade portuária, parada dos navios que iam de Salvador ao porto de Santos, a cidade se desenvolveu tanto que acabou se tornando a capital do Brasil colonial e por um bom período pós colonial.
Apesar de a capital carioca hoje ser uma grande cidade, moderna, turistica entre outras muitas características, para quem curte história, vale a pena conhecer o centro histórico do Rio de Janeiro.
A Elizabeth do blog Elizabeth Werneck fez um artigo bem sobrecom uma sugestão de 5 passeios no Rio de Janeiro
Santos e São Vicente – SP – Cidades Históricas
São Vicente foi a primeira vila do Brasil. Em 1502 gaspar Lemos chegou na região, e deu a ilha o nome de São Vicente, em homenagem a São Vicente de Saragoça, um dos santos padroeiros de Portugal.
Já Martin Afonso de Souza, recebeu do rei D. João III , 2 capitanias hereditárias com missão de colonizar as regiões, e ele fundou a vila de São Vicente em 1532, a primeira Vila do Brasil.
Martin Afonso de Souza, fundou um pelourinho, (simbolo de poder), uma igreja e uma câmera, realizando a primeira eleição de todo o continente americano.
Ele também trouxe para o Brasil a cultura do engenho de cana de açucar, as primeiras cabeças de gado e a agricultura de subsistênia.
Enquanto isso, o Padre José de Anchieta catequisava os indígenas da região.
Em 1540 um maremoto destruiu a vila, que precisou ser reconstruída mais pra frente. O porto foi transferido para o local onde é hoje.
Parapiacaba – SP – Cidades Históricas
Paranapiacaba não é exatamente uma cidade. É uma vila histórica localizada na cidade de Santo André , que foi tombada como patrimônico histórico. A Vila está a cerca de 1h da capital paulista.
A história da vila é bem interessante. No início do Século XX, uma companhia inglesa estava construindo a linha de trem, e todos os ingleses e outro imigrantes trabalhadores, vieram morar na região, que era o ponto final da linha.
A Vila de Paranapiacaba possui um Big Ben, e uma neblina que deixam a cidade com um clima bem diferente.
A vila fica no alto da Serra e após meio dia a neblina começa a descer, e durante a tarde você não enxerga a poucos metros a frente.
A Vila é tombada e as construções são do início do século XX.
De final de semana a cidade enche. Sempre tem algum evento, como o festival de inverno, que é uma apresentação de música erudita, entre outros.
Dá uma olhada no post e no vídeo que eu escrevi sobre Paranapiacaba.
Recife
Recife é uma cidade histórica e portuária, fundada em 1561. Em 1630 o domínio passou para o domínio Holandês e a Vila de Olinda mudou o nome para a denominar-se Maritzstad (Mauricéia), em homenagem a Maurício de Nassau.
Salvador – Bahia
Salvador, a capital da Bahia, é caracterizada por uma arquitetura portuguesa, raizes e cultura afrobrasileira, é na maioria dos brasileiros sinônimos de Carnaval. Mas Salvador é uma cidade histórica. Foi a primeira capital Brasileira.
Os colonizadores chegaram em 1501 na bahia de todos os Santos e criaram uma instalação com uma pequena comunidade. Essa comunidade foi eleita cidade e capital do Brasil de 1549 até 1763, quando a capital foi transferida para o Rio de Janeiro.
A Cidade foi o centro do tráfico de escravos brasileiro., e exatamente por isso a cultura afro-brasileira teve um peso tão grande na formação da cultura baiana. A grande maioria da população baiana é afro-descendente e isso fez com que Salvador é o centro cultural afro descendente do Brasil.
Alguns ponto turísticos históricos que de destacam são a Igreja de Nosso Senhor do Bonfim e também o Pelourinho, centro histórico da cidade e tido como Patrimônio Mundial pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), o Elevador Lacerda, o Mercado Modelo.
O blog Mundo viajante postou uma matéria bem legal sobre o Free Walking Tour no centro histórico em Salvador.
Cidades Históricas e Ruínas em outros lugares do Mundo
Ayuthaya
Ayuthaya foi a primeira capital da Tailândia, na época conhecida como Reino do Sião. É uma das cidades históricas ou ruínas que já fomos. Ayuthaya está localizada a cerca de 1h de Bangkok e é um passeio imperdível para amantes de história que estão na região de Bangkok.
Veja como foi nossa experiência em Ayuthaya no post .
Teohuacan ou Teochuacan
Teohuacan ou Teochuacan foi uma das maiores cidades do mundo pré colombiano. A cidade dos Deuses, como chamavam os maias, seus últimos habitantes quando a encontraram, há cerca de 500 anos, já existia a 1500 anos.
Veja aqui meu post sobre Teohuacán
Pompéia – Italia
Pompéia foi uma cidade romana que ficou famosa por ter sido destruída pela erupção do Vesúvio, um vulcão que entrou em erupção de repente, criando uma nuvem de cinzas que dizimou toda a população da cidade. A Cinza e lama protegeu os objetos e corpos do tempo, mantendo-os exatamente como eram, e o que estavam fazendo, um verdadeiro tesouro para o estudo da cultura romana.
Pompéia, ao lado da vizinha Herculano e Torre Annunziata foram declaradas como Patrimônio Mundial da Unesco e é um dos pontos turísticos mais visitados da Itália.. O Sítio arqueológico de Pompéia recebe em média 2.500.000 de visitantes por ano.
A Natalia do blog ABC dos Viajantes escreveu uma matéria muito legal sobre como foi a experiência dela visitando Pompéia na Itália.
Colônia del Sacramento – Uruguai
Colônia del Sacramento, antes de ser de domínio espanhol, foi uma colônia portuguesa conquistada por Manuel Lobo governador do Rio de Janeiro em 1680. Deram o nome de Colônia do Santíssimo Sacramento.
O Governador de Buenos Aires reagiu e tomou a cidade com o exercito espanhol e ajuda dos indígenas.
O território foi devolvido para Portugal com a condição de não construírem novas fortalezas e construções permanentes.
Colônia do Sacramento foi um ponto muito importante tanto defensivo quanto comercial. A cidade tornou-se um centro de contrabando anglo-português.
A cidade foi dominada por Espanhóis, retomada por portugueses algumas vezes, antes de Portugal assinar o tratado de Madri e entregar colônia do Sacramento em troca dos 7 povos das missões que até então pertenciam a Espanha, resultando na Guerra Guaranítica que contei no post que escrevi sobre São Miguel das Missões, uma das ruínas dos 7 povos das missões.
O blog 6 viajantes escreveu um post bem legal sobre O que fazer em Colônia do Sacramento. Recomendo dar uma lida caso tenha interesse com conhecer essa cidade histórica.
O blog Vamos Viajar para Onde Agora escreveu uma matéria bem legal sobre as Cidades Históricas de Portugal.