O ZÔO

Passei no Crococun Zoo por acaso,  era do lado do Hotel em que estávamos. A entrada não é cara e lembro que paguei o equivalente a R$10 por um saquinho com frutas e sementes para alimentar os animais. Viajei pro México em 2014, então pode ser que tenha aumentado o valor. 

Quando chegamos, a guia explicou que o Crococun Zoo começou como uma ONG que protegia crocodilo e répteis depois começaram a resgatar outros animais em extinção. Depois foram resgatando mais e mais animais. E começaram a expor os animais, porque foi o meio que encontraram de adquirir capital para conseguir sustentar os bichos, afinal crocodilo comem bastante..

As Aves

Primeiro começamos pelas aves. Vimos Papagaios , Araras e pavões. Alimentávamos essas lindas criaturas com as frutas que compramos, em troca elas faziam poses, andavam no nosso ombro e ganhamos alguns “beijos”  em troca das frutas.

Lindas e tranquilas as aves no Crococun Zoo

Um Lindo Pavão no Crococun ZooUm Lindo Pavão no Crococun Zoo

Répteis e Anfíbios


Logo chegamos nas piscinas de crocodilos. As piscinas são separadas por idade, para não correr risco dos grandes comerem os pequenos. Ela pegou um crocodilo de 1 ano aleatório no reservatório e me deu pra segurar para poder tirar uma foto. Segurei pela parte de baixo do pescoço e pelo corpo para não correr risco de levar uma dentada claro, por mais que fosse filhote tem que tomar cuidado. Tiramos a foto e ela devolveu o lindo réptil para o tanque.

Eu segurando um bebê crocodilo. Estava um pouco agitado, mas segurando desse jeito não tem perigo.

Passamos por vários tanques de tamanhos diferentes de crocodilos.. Foi um pouquinho assustador passar por uma área gigante com dezenas de crocodilos adultos onde a única divisória eram pedras de 10 a 15 cm de altura… Mas como a guia passou por lá com tanta tranquilidade acabei me tranquilizando. Foi quando ela me explicou que eles só são ativos à noite, quando se alimentam, de dia fazem a digestão embaixo do sol quente e dormem.

Crocodilos enormes fazendo a digestão Crocodilos enormes fazendo a digestão[/caption]

Não quero nem pensar o que eles usaram para alimentar aquele monte de crocodilo… E o que eles não devem ter comido no dia anterior, para estarem tão tranquilos.. Imagino que seja um Boi ou algo similar..Judiação mas sei lá… Faz parte da natureza, e eles precisam comer, né?

Depois passamos por espécies de tartarugas e jabutis super diferentes que eu nunca tinha visto. também passei a mão em um lindo e idoso lagarto vermelho. Pelo que eu entendi ele era vermelho por causa da idade..Também era quentinho por causa da temperatura ambiente.

Um lindo lagarto idoso. Pelo que entendi, ele é vermelho porque é idoso.. Com a idade a cor dele vai mudando. A pele dele é aspera e rugosa. Muito gostoso de passar a mão. E como estava no sol. Ele estava bem quente. Os répteis só são gelados a noite. A temperatura deles é a temperatura ambiente. Um lindo lagarto idoso. Pelo que entendi, ele é vermelho porque é idoso.. Com a idade a cor dele vai mudando. A pele dele é áspera e rugosa. Muito gostoso de passar a mão.


Em seguida passamos por uma trilha onde tinham vários macacos soltos pela floresta. Eram bem grandes e curiosos e ficavam soltos nas árvores observando a gente de longe.


Depois vimos outros répteis. As cobras Python e a Anaconda são realmente impressionantes. Tinha uma Phyton albina adolescente que tinha uns 30cm de diâmetro e uns 4 metros de comprimento. Assustador pensar que não era adulta ainda. A cabeça dela era metade de uma bola de futebol.. Essas cobras quando adultas chegam a pesar em média 160kg e podem engolir um boi vivo inteiro..


Ela pegou uma cobra pequena em um aquário e perguntou se eu queria segurar.
Eu nunca achei que fosse ter coragem de pegar uma cobra, mas como eu já tinha segurado um crocodilo, porque não? A Adrenalina era tanta correndo pelas minhas veias naquela viagem que nem pensei.

Peguei ela nas mãos, coloquei em volta do pescoço, segurei pelo pescoço próximo da cabeça e o rabo. Aquela cobra não era venenosa, era o tipo de cobra que mata a vítima estrangulando, mas como era pequena, e segurei pela cabeça e rabo, (para ela não me apertar) não tem perigo nenhum. Achei ela bonitinha e quentinha… e bem forte para o tamanho dela :).

Eu segurando uma linda cobra! Eu sempre achei que não teria coragem, mas na adrenalina não pensei nem 2x quando a guia perguntou se eu queria pegar ela. Eu segurando uma linda cobra! Eu sempre achei que não teria coragem, mas na adrenalina não pensei nem 2x quando a guia perguntou se eu queria pegar ela.O meu marido também foi corajoso e pegou a cobra também. Ela era bem forte. O meu marido também foi corajoso e pegou a cobra também. Ela era bem forte.
Meu marido, na época namorado, também segurou a cobra.


Sempre achei que não teria coragem porque acreditava ser gelado e liso como o rabo de uma lagartixa, mas não os répteis só são gelados a noite. De dia como tem sol, eles ficam quentes.

Na verdade , não é que os répteis têm sangue frio. Eles apenas não tem o sangue quente como o nosso. O corpo de todos eles é o mesmo da temperatura ambiente. De dia em contato com o sol, o corpo deles fica quente e eles ficam que nem a gente quando a pressão cai no calor. Ficamos sem forças e economizando energia. Na maioria das vezes dormindo. A noite são extremamente ativos. É hora de caçar, se alimentar, acordar, comer, e estão bem despertos.

Por isso que o Crococun zoo fecha às 5h da tarde.

Mamíferos

Depois das cobras passamos por uma área com “CACHORROS MAIAS” . A raça chama Xoloitzcuintli, e também é conhecido como “Pelado Mexicano”. É uma espécie quase extinta de cachorros. Os cachorros não tem pelo no corpo, me lembraram um rato pelado, alguns tinham uma crina falhada na cabeça e foram usados pelos maias, astecas e toltecas para sacrifícios durante 2.500 anos..

Cachorro Maya - Essa é uma raça raríssima e quase em extinção. Os cachorros dessa raça chegam a custar mais de R$10.000 devido a raridade.Xoloitzcuintli. também conhecido como Pelado Mexicano.

 



Enquanto em outros lugares os cachorros foram domesticados, estes eram criados apenas para fins religiosos. Os Maias também faziam sacrifícios humanos. Mas essa é uma outra histórias.

Esses cachorros, apesar de estranhos são super dóceis e fofos como qualquer outra raça de cachorro. E pelo o que eu entendi, como são extremamente raros costumam custar uma fortuna.

Passando pela área dos cães pegamos outra trilha com os macacos, e agora eles tiveram coragem para se aproximar e pedir comida. Eles estavam receosos mas chegaram bem perto para pegarem as frutas das nossas mãos e saíram correndo pelas árvores.

Macacos CuriososMacacos curiosos no Crococun Zoo



Por último, chegamos a ala dos veados. São tão lindos e vorazes! Demos folhas e sementes para eles comerem nas nossas mãos.. Foi um sonho! O Passeio foi fechado com chave de ouro!
A melhor parte do passeio na minha opinião.

Veados vorazes, lindos, fofos, dóceis e nada tímidos vem comer na sua mão no Crococun Zoo.Os veados são vorazes, mansos e tranquilos. Alguns mais tímidos que outros, mas todos lindos e fofos. Super dóceis.


O passeio dura em torno de 1 hora, talvez um pouco mais. Também tem um café e uma lojinha na saída para comprar lembrancinhas e ajudar a manter os animais.


3 comentários

mariana · 14/07/2020 às 08:53

Lindo demais este parque, ficar tao pertinho dessas aves tao coloridas, deve ser um sonho.

    Cintia · 15/07/2020 às 03:49

    Nossa amiga, é um sonho mesmo! Mas confesso que a parte mais linda foi alimentar os bambis e a mais emocionante foi andar entre os jacarés hehee

      Deyse · 30/12/2020 às 08:50

      Sensacional esse passeio pelo Crococun Zoo. Achei super bacana este Zoológico de Répteis da Rivera Maya, um atrativo que certamente eu iria aproveitar.

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *