Hoje eu vim aqui falar para vocês sobre tipos de hospedagem. Vou começar da mais barata para a mais cara, ok?



O que é Hostel?


Hostel é um tipo de hospedagem, ideal para quem viaja sozinho ou com amigos e quer conhecer outros viajantes de países diferentes, com experiências diferentes. E claro, economizar ao máximo durante a viagem.

O Hostel é bem mais barato que os outros tipos de hospedagem porque você tem a opção de alugar a cama, e não o quarto. Nesta opção você fica em quartos coletivos com vários beliches, e existem quartos, femininos, masculinos e misto. Vária muito de hostel para hostel. Claro que em hostels também tem quartos privativos ( Cama de casal, queen ou King) ou familiares (com cama de casal e solteiro). Tudo vária de hostel para hostel.

Todos os hostels tem cozinha, caso queiram economizar com restaurantes, alguns tem até cyber café, outros apenas uma área de wi-fi livre.

Todo hostel tem uma área social para viajantes se conhecerem e fazerem amigos. Pode haver apenas uma sala com sofá e um bar ou café, até uma balada com show ao vivo.

Os banheiros podem ser coletivos e privativos, vai de hostel para hostel e quarto para quarto.

Como foi se hospedar em um Hostel?

Eu só fiquei em hostel 3x na minha vida. Duas vezes na minha primeira viagem a Argentina, e na terceira fiquei em um quarto privativo com meu marido em Santiago.
Foi na Primeira vez que eu viajei para fora do Brasil. Eu ainda era solteira e fui com minha prima e uma amiga nossa.

Não escolhemos o Hostel mais barato, mas selecionamos o melhor entre os mais baratos. Ficamos no Hostel Suites florida, da rede Hostel Suites e foi uma experiência Incrível!

Pegamos um quarto coletivo feminino de 2 beliches. Como estávamos em três meninas, ficamos praticamente com o quarto para gente porque nem todo dia tinha hóspede no quarto. Em dez dias de hospedagem dividimos a quarta cama com 2 meninas diferentes.
Uma australiana e uma brasileira. Fizemos amizade e todos os passeios juntas.

Hostel Suites Florida

No subsolo do Hostel tinha uma balada. Tinha bar, espaço para jogar videogame (Wii) uma área com sofás e um palco para shows ao vivo, e cada dia o show tinha uma temática diferente. Tinha um dia que era Brasil, e tocava Samba, axé e MPB.

Também tinham passeios todos os dias e todas as noites com saída na porta do Hostel. Acabamos optando por um passeio noturnos porque de dia a gente já fazia tudo por nossa conta mesmo. Acabamos conhecendo todos que estavam hospedados no hostel, além do pessoal das baladas. Nos passeios noturnos, nós fomos em 3 baladas, além daquele ônibus que tem festa dentro. Pub, bar de Rock, rave. Foi Super divertido.

Os hostels tem quartos coletivos que váriam muito de tamanho. Quanto maior o quarto menor o preço da hospedagem.

Tinha até show ao vivo no subsolo do hostel.
Quarto coletivo quádruplo

Os Hostels também possuem quartos privativos que são mais ou menos o preço de uma pousada, mas tem a vantagem de ter uma cozinha, caso você queira economizar fazendo sua própria comida.

Se o casal for sociável e que goste tanto de agito, quanto de conhecer novas pessoas é uma ótima pedida porque todos estão abertos a novas amizades.

Mas dependo do Hostel, o banheiro pode ser privativo ou coletivo, ou seja, o quarto pode ter banheiro ou não, varia de hostel para hostel, por isso na hora de fazer a reserva isso deve ser verificado. Eu pessoalmente gosto de procurar banheiro privativo para evitar micos ou perrengues.

Quarto de Casal no Hostel Suites Florida
Quarto de Casal no Hostel Suites Florida
Quarto duplo solteiro
Quarto duplo solteiro
Quarto de Casal
Quarto de Casal

O Hostel que eu fiquei em Mendoza era da mesma rede Hostel Suites, mas era MUITO mais tranquilo que o primeiro. Não tinha Shows, apenas uma sala com vários sofás, para as pessoas sentarem, conversarem e verem TV.

Tanto em Buenos Aires quanto em Mendoza o Hostel era super colorido, alegre e limpo.
Não deixava em nada a desejar para um hotel. A única diferença é que o quarto tinha dois beliches ao invés de uma cama de casal.

A terceira vez que eu me hospedei em um hostel fiquei em um quarto privativo com meu marido, mas que na época eramos namorados ainda. Ficamos em um hostel em Santiago chamado Casaltura Hostel Boutique. No quarto privativo, a cama era King Size, o edredom era bem quente e confortável, a única coisa que sentimos falta foi um elevador. Ficar subindo e descendo a escada com malas enormes de 32kg, incomodou um pouco pois ficamos no último andar. Mas se levar em tese que a maioria dos mochileiros sobe de mochila, com certeza é bem mais fácil.
Mas de resto achei o Hostel belissimo. Tudo era em madeira. O hostel foi feito em um prédio antigo, muito chique e elegante e com um pé direto bem grande.

Sempre que você for ficar em um hostel, leve um cadeado. Principalmente se ficar em quarto coletivo. É costume fazer isso em todos os hostels.

Verifique sempre se o hostel tem armário individual. O que eu fiquei tinha um armário que cabia uma mala grande e mais algumas coisas. Mas não cabe 2 malas de 32Kgs.
Foi só fechar com o cadeado e levar a chave embora. 

O hostel que eu fiquei em Mendoza, era da mesma rede do hostel que eu fiquei em Buenos Aires. Era super colorido, bem decorado, arrumado e alegre. Mas era MUITO mais tranquilo. Não tinha balada, a área comum era apenas uma sala com vários sofás, uma mesinha, cadeiras, para as pessoas conversarem e verem TV.

Nem todo Hostel é assim, por isso é sempre bom ler todas as avaliações, ver a nota do hostel no booking, e trip advisor na hora de escolher um hostel. Existem hostels de todos os tipos. Em geral a localização dos hostels é sempre excelente.

“Tipos de Hospedagem: Diferenças entre “Hotel” , “Motel” e “Pousada”

“Pousada” é ideal para casais que tem o intuito de ficar passeando, conhecendo a região e que vai para o hotel apenas para dormir (repousar). E pousada é coisa de Brasileiro.

Nos Estados Unidos por exemplo, o mais próximo que se tem de pousada é Motel.
Motel (motor hotel), fora do Brasil significa um hotel simples e barato de beira de estrada onde pessoas que fazem roadtrip (viagem de carro) , param para dormir e continuar na manhã seguinte. Não tem café da manhã.

O Motel temático que temos aqui no Brasil, onde se paga por hora, que eu saiba é coisa de Brasileiro também. Não sei se existe em outro país esse conceito, mas por enquanto, ainda não conheci nenhum que tenha.

Hotel no Brasil é mais caro que a pousada. O café da manhã, no Brasil, geralmente é incluso,e costuma ter MUITO mais variedade. Fora do Brasil nem sempre.
Todo o hotel tem serviço de Camareira, ou seja, você não precisa se preocupar em arrumar o quarto, levar toalha, shampo, etc. Geralmente hotel 3 estrelaspra cima, ( nunca pego menos de três) tem piscina e uma área para aproveitar os serviços de hotel.

Resort – O tipo de hospedagem mais caro e luxuoso que tem.

Este é um tipo de hospedagem ideal para quem não tem intenção de ficar passeando e só quer relaxar, curtir o hotel, que tem de tudo o que você pode imaginar, de piscina até SPA. Alguns no exterior, tem Campo de Golfe e até shopping.

A grande maioria deles possui sistema All-inclusive, na minha opinião a maior vantagem do resort. Você paga mais caro, mas pode comer e beber a vontade e o quanto quiser, durante todo o tempo que tiver hospedado no resort. Mas sinceramente, só vale a pena ficar em resort, se sua intenção for ficar apenas aproveitando o luxo e o serviço do hotel.

Resort na Riviera Maya
Tipo de hospedagem bônus: Day Use

Resorts geralmente possuem Day Use. Mas o que é o Day use?
É basicamente uma meia-diária. Você paga um valor mais baixo que o valor da diaria para aproveitar as instalações do hotel durante o dia. Hotel, área de SPA, (mas serviços de massagens nunca estão inclusos)e qualquer outra parte do Resort. Dependendo do hotel, estas instalações podem ser um verdadeiro parque de diversão, então muitas vezes, pode valer a pena passar um dia em um resort sem ter que pagar uma diária apenas para curtir o resort.

Mas como eu escolho o tipo de hospedagem ideal para o meu perfil?

Isso depende das suas respostas as seguintes perguntas:

– Você viaja sozinho, com amigos ou em casal?

– Você prefere gastar mais com conforto ou passeio?

– Você faz questão de privacidade?

– Quanto você está disposto a gastar com hotel?

– Qual seu orçamento?

Agora faça essas perguntas a si mesmo(a) e você vai saber qual o melhor tipo de hospedagem para o seu perfil.

Ah, não esquece de se inscrever no meu canal, se inscrever e curtir o video que fiz pra você! 


15 comentários

LUCIO FABIO DA COSTA JUNIOR · 16/10/2019 às 08:55

Adorei esse post cheio de informação e explicação. A escolha acertada do hotel é responsável por grande parte do sucesso da viagem. Sempre tenho o maior cuidado. Confesso que gosto de privacidade então hostels para mim sempre estiveram fora de cogitação. Em Lisboa fiquei em uma suíte privativa em um hostel e foi uma experiência maravilhosa. O ambiente é mais informal, público mais jovem e cheio de animação.

    Marcela · 18/10/2019 às 23:42

    Sabe q nunca tinha parado pra pensar que motel e pousada eh coisa de brasileiro? Hahahhahah adorei o post!

      Cintia · 08/01/2020 às 03:06

      Hahahaha acho que muita gente nunca parou pra pensar, ou não sabe hehehe Obrigada!

Deyse Marinho · 16/10/2019 às 18:38

Cíntia, já havia assistido o seu vídeo no youtube sobre o assunto e o texto ficou muito bom também! Rico de informações pertinentes, bem esclarecedor quanto às diferenças das hospedagens. Gostei bem dos exemplos demonstrados, ótimas indicações! Obrigada por compartilhar!

    Cintia · 28/10/2019 às 18:59

    Obrigada você por assistir o video e fazer um comentário tão legal! AMEI!

Mariângela Sá · 17/10/2019 às 08:48

Gostei demais do post, muita gente ainda faz confusão com todas as nomenclaturas. Eu tenho gostado muito de alugar um Airbnb para ter espaço completo, poder cozinhar e lavar roupa, em viagem longa ajuda demais a economizar. Já me hospedei em todos os tipo que vc listou e acho que a escolha vai muito da viagem, do momento e da oportunidade né?

    Cintia · 28/10/2019 às 18:57

    Exatamente! Vai muito de viagem para viagem! Ainda não testei Airb&B mas quero MUITO.

Camila · 17/10/2019 às 08:59

Sempre que estou viajando sozinha opto por ficar em hostel! Para economizar e tambem para fazer amizades, amo!

    Cintia · 28/10/2019 às 18:58

    SUPER concordo com você! Se eu fosse solteira com certeza sempre iria optar por hostel!

Maiara · 17/10/2019 às 09:03

Adoro ficar em hostel, mesmo já tendo alguns perrengues pra lista rs. Ainda assim, acho que é uma forma da gente se aproximar das pessoas, principalmente pra mim, que costumo viajar sozinha!

    Cintia · 16/11/2019 às 02:01

    Com certeza! Creio que hostel é a melhor forma de viajar, quando se viaja sozinha! A menos que a pessoa viaje a trabalho claro..

Marcela · 18/10/2019 às 23:41

Sabe q nunca tinha parado pra pensar que motel e pousada eh coisa de brasileiro? Hahahhahah adorei o post!

    Cintia · 08/01/2020 às 03:16

    Hahahahaah Obrigada!

Silvana · 20/10/2019 às 22:03

Muito esclarecedor seu post. Eu nem imaginava que é possível encontrar quartos privativos em Hostel. E o questionário que vc montou pra ajudar a decidir o tipo de hospedagem é muito legal. Parabéns pelo post.

    Cintia · 28/10/2019 às 18:53

    Obrigada Silvana!!

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *