Barra - Salvador

O Bairro da barra possui diversos pontos turisticos.

Shopping da Barra

O Shopping da Barra é um dos shoppings mais chiques de salvador, mas é uma ótima opção pra quem curte um ar condicionado e diversas opções de comidas de todas as faixas de preço. É um bom lugar pra almoçar.

Fomos lá especialmente para comer o sorvete da Sorveteria da Ribeira, uma das mais antigas sorveterias de salvador, fazendo sorvetes desde 1931.

O sorvete é uma delicia. E super caprichado. Esse é um sorvete de 2 bolas.

Do shopping da pra ir a pé tranquilamente até o cristo. é bem rápido.

Cristo redentor da Barra

O Cristo da Barra fica no Morro do cristo. é uma escultura lindíssima do artista Italiano Pasquale De Chirico,(1873-1943), e foi esculpida em Mármore Carrara. Ela simboliza Jesus Cristo, o cristo salvador, que deu Origem ao nome da Cidade. 
O Monumento a Jesus – o Salvador foi inaugurado 11 anos do Cristo redentor do Rio de Janeiro, e foi tombado como patrimônio histórico. Em 2018 ganhou uma tirolesa.

Tire uma foto com o cristo, do cristo ou simplesmente aprecie sua beleza e história.

Se quiser, pode fazer uma tirolesa de 110 metros. Se não quiser, pode apenas tomar sol ou caminhar pela praia do forte da Barra.

Museu náutico da Bahia - Farol da Barra

O Museu náutico da Bahia, mais conhecido como Farol da Barra , ou Farol de Santo Antonio, ou Farol de Santo Antônio da Barra é outro famoso ponto turístico de Salvador, tanto para quem curte Museu, como para quem quer apenas tirar foto ou assistir o pôr do sol. Mas deixa eu contar um pouco da história…

História do farol da Barra

No Século XVII o porto de Salvador era um dos mais ativos e importante das Américas. No final do século xVII o  Galeão Santíssimo Sacramento afundou em um banco de areia de frente para o Rio Vermelho. E por esse motivo, viram a necessidade de um farol para direcionar os navios através da Baia de todos os Santos até o Porto, e resolveram construir o Farol da Barra.

O Farol da Barra foi o segundo sistema de sinalização náutica a entrar em operação nas Américas. Foi instalado no ano de 1698, no formato quadrado com um lampeão a oléo de baleia. Em 1837 resolveram modernizar o Farol e foi trazido da Inglaterra um novo equipamento que usava o sistema “Barbier” que iluminava com combustível de querosene. E é o Farol mais antigo das américas ainda em funcionamento.

A torre atual, de 1839, é feita em alvenaria com lanterna e galeria, tem 22 metros de altura .

Em 1937, na comemoração do centenário, o Farol foi novamente modernizado, e o sistema de luz a querosene foi substituído por luz elétrica.

O Pôr do sol no Farol da Barra é conhecido e bem recomendado. Então uma ótima opção é ir no museu e finalizar com esse lindo pôr do sol.


0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *