Museu Nacional de Antropologia do México

Fui no Museu Nacional de Antropologia do México em 2015, e ele me marcou tanto que eu ainda considero esse o melhor museu de história que eu já fui até hoje.

O Museu de Antropologia é gigantesco. Passamos um dia inteiro, não paramos para ficar lendo todas as plaquinhas e quase não deu tempo de ver ele inteiro porque ele é MUITO Grande, Muito lindo e bem decorado.

Museu Nacional de Antropologia do México
Museu Nacional de Antropologia do México
Museu Nacional de Antropologia do México - Viajando com a Cintia
A Decoração do museu é de um bom gosto. As estátuas são iluminadas deixando uma ambiente ao mesmo tempo mágico e acolhedor. E você se sente viajando no tempo e na cultura.

O Museu possui 24 salas enormes, 2 andares, com objetos Maias, Astecas, Toltecas, Theothuacans e de outras Etnias. O Primeiro Andar é arqueologia e o segundo é dedicado a etnografia.

A área que tem mais destaques é a asteca. Mas a de Teotchuacán é lindíssima e eles tem a ossada de um rei com sua tumba maravilhosa nesse museu.

A Tumba
A Tumba no museu Nacional de antropologia
O rei foi envolto em uma máscara e joias de esmeraldas em uma linda tumba
O rei foi envolto em uma máscara e joias de esmeraldas em uma linda tumba
Eu no Museu Nacional de Antropologia do México - Viajando com a Cintia
Os corpos eram enterrados sentados com itens do cotidiano.
Os corpos eram enterrados sentados com itens do cotidiano.
Crânios alongados - Museu Nacional de Antropologia do México
Crânios alongados - Museu Nacional de Antropologia do México

Os Crânios alongados foi o que mais me impressionou nesse museu. Existem na internet vários boatos e histórias a respeitos dos famosos crânios deformados. Existem histórias de que são crânios de Extraterrestres, Nefilings entre outras coisas. Mas a explicação oficial do museu e dos arquiólogos e mais plausível é de uma possível prática horrenda de amarrar o crânio com força desde criança para deformar o crânio. Foram encontrados 25 crânios alongados. 17 eram menores de idade. Entre 5 meses e 16 anos. Como os corpos não mostravam nenhum problema de saúde, a causa da morte mais provável foi de que as cabeças foram amarradas com muita força.

Crânio Alongado
Crânio Alongado

A razão porque os crânios eram alongados? Talvez fossem candidatos a sacerdotes, reis ou algo assim. Tentavam parecer Divindades para dominar a população.  A Explicação não estava na placa, mas saí bem intrigada do museu, pensando o porque eles fariam algo assim com uma pessoa. Não dá pra saber. A origem desses crânios ainda é um mistério. As teses são inúmeras. A verdade é que ninguém tem certeza de nada e cada um acredita no que quiser.

Réplica de uma ruina no Jardim do Museu Nacional de Antropologia
Réplica de uma ruina no Jardim do Museu Nacional de Antropologia
Pedra do Sol ou Calendário Asteca é mais conhecido no mundo como o famoso Calendário Maia - Museu Nacional de Antropologia do México
Pedra do Sol ou Calendário Asteca é mais conhecido no mundo como o famoso Calendário Maia - Museu Nacional de Antropologia do México
O Museu é lindíssimo
O Museu é lindíssimo

O Museu é enorme, e o mais lindo em que eu já estive. Os espaços são enormes. Nesse museu fiquei surpresa com a variedades de civilizações que existiram no México.

A Maioria das pessoas só conhecem os Maias e os Astecas, mas lá existiram muitas outras civilizações. 

Os Teotchuacans viveram a mais de 2000 anos.

Toltecas, Oaxacas, Olmecas, Totonacas, Huasteca, Mexicas, Mezcalas, Tarascas, yumanos (conjunto de tribos indígenas que viveram entre o norte do México e sul dos EUA) e Anasazi foram alguns dos povos que viveram no México e região (parte do Sul dos EUA também). , são algumas das civilizações encontradas no México.

A Riqueza de culturas, objetos arqueológicos, e históricos neste museu é impressionante.

A Maquete de um templo
A Maquete de um templo
Eu e Um Obelisco - Museu Nacional de Antropologia do México - Viajando com a Cintia
Eu e Um Obelisco

Se você está se programando para ir ao México esse museu não pode ficar de fora do seu roteiro.

Painel e maquete de como seriam o povoado de Teotchuacan a 500 anos atrás.
Painel e maquete de como seriam o povoado de Teotchuacan a 500 anos atrás.
Ao fundo como eram as casas de Teotchuacán no México
Ao fundo como eram as casas de Teotchuacán no México

Um passeio que precisa ser combinado para o dia seguinte da visita ao museu é o sitio arqueológico de Teotihuacan Fica apenas a 80km da cidade do México, é o maior e mais visitado sitio arqueológico do México, e uma grande área desse museu, possui relíquias, e itens encontrados naquelas ruínas, além de mostrar um pouco de como era a vida naquele gigantesco sitio arqueológico de 2000 anos atrás. No Museu você vê uma maquete de como era a cidade, e uma construção de uma casa da cidade de Teotihuacan e como tudo era colorido. Aqui no post do blog Lugares de memória também tem outra matéria super interessante falando da cultura e curiosidades sobre Teotihuacan 

O ingresso para o museu custa 80 pesos mexicanos (inteira). 

Idosos (60+) e menores de 13 anos a entrada é gratuita.

Caso você pretenda ir ao México e planejar sua viagem, consulte no site se o museu está aberto ou fechado durante o período de pandemia. Clique aqui.

Como chegar

Endereço: Av. Paseo de la Reforma y Calzada Gandhi s/n Col. Chapultepec Polanco. Del. Miguel Hidalgo. C.P. 11560, México, Ciudad de México.

Veja abaixo o video sobre o museu nacional de antropologia do méxico que eu fiz no meu canal do youtube.

E temos ainda mais dicas de museus no exterior:

Na Itália o blog ABC dos Viajantes escreve sobre o Museu Enzo Ferrari com seus carros maravilhosos.

No Havaí, o blog Mystras fala sobre Museus em Oahu 

Em Cubá, o blog Viaje24h escreveu sobre o Museu da Revolução Cubana em Havana

Já no Brasil…

Você sabia que o Maior museu de história Natural da América Latina fica em Itatiba, no Brasil? O Blog Enquanto elas crescem escreveu uma matéria maravilhosa sobre esse museu.

Já o Blog Viaje com Norma, nos trouxe uma matéria excelente sobre o Farol da Barra, o Museu Náutico de Salvador

O blog Dica das Twins trouxe o Museu: do Clássico ao Tecnologico : 

Já o blog Flor na cabeça, essa semana trouxe um post sobre um museu de futebol! O Memorial das Conquistas do Santos FC: um golaço! 


20 comentários

Alessandrakleis · 15/03/2021 às 13:09

Adoro esse tipo de museu, contato com a história e com cultura.

normeide neto de carvalho · 15/03/2021 às 16:32

Que maravilha ter a oportunidade de conhecer o Museu Nacional de Antropologia no México, mesmo sem ter estado lá. Afinal, o post está bem informativo. Obrigada.

    CINTIA GRININGER · 18/03/2021 às 11:25

    Também estive no Museu de Antropologia do México há vários anos e saí frustrada por não ter visto tudo! Realmente é um museu fantástico, que merece uma visita longa pois há muito que ver.

      Cintia · 21/03/2021 às 05:11

      é um passeio de um dia inteiro pelo menos!

Nathalia Geromel · 16/03/2021 às 08:43

Cintia, eu fui visitar o museu de antropologia quando estive no México, apesar de não ser uma fã de museu, eu adorei esse !! Tem bastante coisa legal para ver e você trouxe tudinho por aqui, que legal!!

Hebe · 17/03/2021 às 06:22

Cinthia, que passeio show esse pelo Museu Nacional de Antropologia do México. Com certeza será um lugar que vou querer muito conhecer. Parabéns pelo lindo post.

Andrea · 18/03/2021 às 09:11

Simplesmente incrível o Museu Nacional de Antropologia, já inclui ele no meu roteiro para o México. E adorei a dica de combinar um segundo dia para conhecer o sitio arqueológico de Teochuacan.

    Tamara Cerqueira · 18/03/2021 às 11:58

    Wooow….informações preciosas no blog, quero conhecer este museu quando retornar ao México!

Fabíola Moura · 18/03/2021 às 20:17

Eu que sou fascinada pela história das antigas civilizações da América Central fiquei aqui viajando nesse post. Com certeza também passaria o dia inteiro no Museu Nacional de Antropologia do México conhecendo melhor a cultura desses povos.

Lilian Azevedo · 18/03/2021 às 21:31

Nossa, que show esse museu Nacional de Antropologia do México. Tenho loucura para visitar a cidade do México e só ouço falar muito bem da riqueza desse museu. Bom saber do tamanho pois quando for reservo 2 dias só pra ele.

Letícia · 19/03/2021 às 14:29

Que demais! Nunca estive no México e adorei saber do Museu Nacional de Antropologia de lá! Com certeza vai entrar na minha lista de lugares para visitar quando eu tiver a oportunidade. Também parece ser um lugar interessantíssimo para se levar as crianças, elas são sempre muito curiosas! Adorei!

    Cintia · 21/03/2021 às 05:10

    Museu é sempre um excelente programa, tanto para pais quanto para os filhos!

Cintia Caciatori · 21/03/2021 às 19:52

Oi Cintia, conheci o Museu Nacional de Antropologia do México através do seu post. Fui uma vez pro México, mas direto pra Cancún. Hoje me arrependo tanto de não ter conhecido a Cidade do México! Com certeza um lugar pra voltar!

Sil Mendes · 22/03/2021 às 22:03

Achei muito bacana o Museu Nacional de Antropologia do México. Com certeza vou salvar e adicionar no meu roteiro . Quero muito conhecer o México

    Cintia · 25/04/2021 às 16:28

    É um destino que vale demais a pena. A parte histórica e cultural é incrível! Além das praias deslumbrantes claro!

Van · 23/03/2021 às 20:53

Amei o Museu Nacional de Antropologia dos Mexico, muitas coisas interessantes e tb fiquei impressionada com a historia dos crânios alongados.

Diego · 31/03/2021 às 11:28

Caraca, que museu incrível! Com certeza um lugar que não vai ficar de fora do meu roteiro quando eu visitar o México! Adorei.
E não sabia que era nele que estava a pedra do Sol! um super motivo

    Cintia · 11/04/2021 às 19:45

    A pedra do sol também foi uma bela e maravilhosa surpresa pra mim. Até hoje foi o museu mais lindo que eu já fui. Não sei se ele vai estar em primeiro lugar pra sempre, mas por enquanto ele é imbatiível.

Sylvia Leite · 11/04/2021 às 21:03

O Museu de Antropologia do México é realmente maravilhoso. Aliás, o México todo é maravilhoso e o museu consegue reunir e exibir de forma contundente a força da cultura local.

MUSEUS EM OAHU - HomologaHomologa · 12/05/2021 às 13:47

[…] _ com a Cintia – Museu Nacional de Antropologia do México […]

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *