Igreja e Convento de São Francisco de Assis

A Igreja e convento de São Francisco de Assis é simplesmente impressionante. Foi construída no século XVIII.

Na igreja foram usado 700kgs de ouro em pó, e tudo lá é pintado a ouro. Ela é uma das igrejas mais ricas do Barroco brasileiro, e está entre as 7 maravilhas de Origem Portuguesa no mundo.

Localizada no Pelourinho, a igreja foi erguida entre os séculos XVII e XVIII . Demorou quase um século para ser finalizada, tamanho a quantidade de detalhes impressionantes e a obra de arte arquitetônica que é a igreja por dentro. 

A igreja é belíssima, impressionante, intimidante, chocante mas jamais humilde… Mas certamente não deixa de valer o passeio. Em questão de arte, detalhamento, arquitetura, arte, história, é simplesmente imperdível..

Muitos podem não saber, mas São Francisco foi o criador do presépio. Por isso tem esse presépio lindo dentro da Igreja de São Francisco

Convento de São Francisco

Já  o convento do lado é mais simples, me lembrou muito mais a simplicidade de São Francisco. O convento não tem o ouro da catedral mas é cheio de azulejos pintados no estilo português, um diferente do outro, como se tivesse contando uma história.. Modesto porém bonito e cheio de mensagens e lindas pinturas em azulejo no estilo português.

O Convento é mais antigo que a igreja. Ele foi fundado em 1585 pelo frei franciscano Melchior de Santa Catarina, e tinha uma pequena capela e algumas habitações provisórias.

Em 1587, dois frades, Antônio da Ilha e Francisco de São Boaventura, foram enviados para ajudarem nas instalações do convento e iniciarem as obras do convento. 

A medida que o convento crescia , foram necessarias ampliações. Em 1675 começou uma campanha para arrecadar fundos para reconstruir o convento. O Claustro foi construido em 1686. A igreja começou a ser contruída em 1701. As torres foram colocadas em  1797. E os azulejos azuis demorou mais um século para ser finalizado.

O Convento tem mais cara de São Francisco de Assis do que a igreja ostentação. A igreja é impactante, impressiona pela arte e pelos detalhes, pela riqueza e resgata os ensinamentos do santo que pregava o desprendimento de todos os bens terrenos.

No corredor tinha uma estátua de São Francisco de Assis.

No Convento ainda tem as lápides, onde os mortos eram enterrados, e também um acervo de todas as notas e moedas desde o império até os dias de hoje.


1 comentário

O que fazer em um dia em Salvador - Viajando com a Cintia · 22/01/2024 às 14:41

[…] A Igreja e convento de São Francisco de Assis é absolutamente impressionante. Foi construída no século XVIII. […]

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *